Seminário vai debater os 50 anos da Conferência de Estocolmo

Reprodução

Em 2022 foram comemorados os aniversários de dois eventos importantes: os 50 anos da Conferência de Estocolmo e os 30 anos da Rio-92. Em 1972, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, que ficou conhecida como “Conferência de Estocolmo”, foi realizada entre os dias 05 e 16 de junho na capital da Suécia e deu o primeiro passo em prol de uma sociedade mais sustentável.

O evento foi o primeiro grande encontro de líderes mundiais organizado pela ONU para tratar do tema do meio ambiente. O aniversário de meio século será comemorado no mundo todo, pois a Conferência de Estocolmo representa um marco na governança mundial no meio ambiente, em que se iniciou o debate mundial sobre o tema, buscando-se associar a discussão sobre desenvolvimento com meio ambiente e colocando a discussão sobre a realidade da degradação de ecossistemas, esgotamento de recursos naturais, poluição e pobreza.

Vinte anos depois, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, chamada também de Cúpula da Terra, Cimeira da Terra, Eco-92 ou Rio-92, foi realizada pela ONU entre os dias 03 e 14 de junho de 1992, no Rio de Janeiro, e contou com a participação de 179 países. O principal objetivo dessa edição era o de conscientizar os países de que o desenvolvimento socioeconômico deveria estar atrelado à conservação do ecossistema do planeta.

Para debater os resultados alcançados desde então, o deputado estadual Fernando Marroni (PT) propôs um evento híbrido com convidados de referência no debate do desenvolvimento sustentável. Assim, o Seminário “50 anos da Conferência de Estocolmo e 30 anos da Eco-92 – Reflexões sobre meio ambiente e desenvolvimento” será realizado no dia 11 de julho, às 14h, na sala Espaço de Convergência Deputado Adão Pretto da Assembleia Legislativa, com transmissão ao vivo pela TV Assembleia e perfil oficial do deputado Marroni.

“Acredito que a Assembleia tem o papel de ser promotora de grandes debates, como o de encontrar formas de desenvolvimento com preservação ambiental e superação da miséria e a pobreza, que há 50 anos motivou líderes de Estado a se reunirem em Estocolmo”, disse Marroni.

A programação inclui a participação de grandes nomes da área de meio ambiente e desenvolvimento sustentável do Brasil, confira:

Painelistas:

  • Izabella Teixeira – bióloga, servidora pública e ex-ministra do Meio Ambiente. Conselheira Emérita do CEBRI e co-presidente do Painel Internacional de Recursos Naturais da ONU Meio Ambiente (IRP/UNEP) e membro do Conselho Consultivo de Alto Nível da UN-DESA;

  • Elenita Malta – professora da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), historiadora ambiental, pesquisadora do ambientalismo brasileiro e coordenadora do projeto Lutz Global;

  • Ana Maria Marchesan – Procuradora de Justiça do RS, Mestre e Doutora em Direito Ambiental e Biodireito. Integra a Diretoria do Instituto “O Direito por um Planeta Verde” e é ex-integrante da Diretoria da Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente (Abrampa).

Comentaristas:

  • Heverton Lacerda, representando a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) – Entidade ambientalista sem fins lucrativos, fundada em Porto Alegre em 1971. Ocupa assento no Conselho Estadual de Saúde desde a sua criação, no Conselho Municipal de Saúde e no Conselho Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre, no Fórum Brasileiro de Combate aos Agrotóxicos, do Comitê de Combate à Megamineração no Rio Grande do Sul, entre outros;

  • Antônio Soler, representando o Centro de Estudos Ambientais (CEA) Pelotas e Rio Grande. É a primeira organização não governamental ecológica do sul do Rio Grande do Sul, estabelecida em 1983.

A abertura do seminário será realizada pelo presidente da casa legislativa, o deputado Valdeci Oliveira (PT), e a mediação do debate fica por conta do deputado proponente, Fernando Marroni (PT).

O evento:

O que: Seminário “50 anos da Conferência de Estocolmo e 30 anos da Eco-92 – Reflexões sobre meio ambiente e desenvolvimento”.

Quando: 11 de julho, às 14h.

Onde: sala Espaço de Convergência Deputado Adão Pretto da Assembleia Legislativa do estado do Rio Grande do Sul. Transmissão ao vivo pela página do deputado Fernando Marroni.

Texto: Maria Lucia Walerko Moreira (MTE 18896)