sábado, 23 novembro
Foto Joaquim Moura

A deputada Sofia Cavedon, utilizou um tempo de liderança na sessão plenária desta terça-feira (28 ) para saudar a mobilização dos trabalhadores em saneamento que promovem uma manifestação diante da AL e Palácio Piratini nesta quarta-feira (28) em defesa da água pública. Segundo a parlamentar, mais de 10 mil pessoas concentraram-se em frente ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Porto Alegre ao meio dia e caminharam até o Tribunal de Contas do Estado (TCE), à Companhia Rio Grandense de Saneamento (Corsan) e ao Palácio Piratini.
Para Sofia, foi uma mobilização histórica que uniu trabalhadores e trabalhadoras do saneamento de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul inteiro “irmanados na defesa da água pública”. A deputada argumentou que a água é um bem de todos e que não pode ter dono, por isso entregá-la à exploração privada, como defende o governo de Eduardo Leite/Ranolfo Vieira é inaceitável. “Os deputados e deputadas que entenderam que este era um caminho viável, autorizaram a privatização da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), uma empresa que era dito que era deficitária, que tinha muita dívida e muita ação trabalhista e que foi vendida por apenas R$ 100 mil com a promessa de pagamento de ICMS devido pela prefeitura de Pelotas, terra do governador, mas a dívida foi parcelada logo após a privatização da CEEE”.
Segundo Sofia, a CEEE foi considerada pelo governo uma “vergonha” para o Estado do Rio Grande do Sul, mas desde que foi privatizada, distribuiu R$ 1,2 bilhão em lucros para seus acionistas. “Era mentira deste governo. Mentira em cima de mentira e com elas também tentam tirar a soberania sobre a água. O caminho da água não poderá ser o mesmo”.

Texto: Claiton Stumpf (MTB 9747)

Compartilhe