sábado, 23 novembro

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou, na reunião ordinária desta terça-feira (21), parecer favorável ao Projeto de Lei 58/2022, de autoria da deputada Stela Farias, que inclui a Romaria Nossa Senhora da Aparecida no município de Alvorada, no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul. Aprovada por unanimidade, com 10 votos favoráveis e nenhum contrário, a proposta vai agora para o Departamento de Assessoramento Legislativo, que definirá se a proposta passa por mais alguma comissão ou vai diretamente para apreciação em plenário.

A Romaria Nossa Senhora Aparecida é realizada anualmente no mês de outubro no Município de Alvorada e, segundo a autora do projeto, o evento religioso organizado pela paróquia do Sagrado Coração de Jesus juntamente com a Capela Nossa Senhora Aparecida é um dos maiores da região Metropolitana de Porto Alegre, que anualmente recebe milhares de fiéis vindos de toda a região. “A Romaria Nossa Senhora Aparecida iniciou no ano de 1993 com uma caminhada que reuniu dois mil e quinhentos fiéis, a cada ano vem num crescente e hoje atinge quase trinta mil pessoas, acompanhada de mil carros e motos”, afirma Stela na Justificativa da matéria.

A programação religiosa tem início com as missas preparatórias ainda no começo do ano, seguida de uma carreata que saí da Capela Nossa Senhora Aparecida até a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus no bairro Jardim Alvorada. O trajeto é percorrido há 29 anos em Alvorada, pelos romeiros que têm em Nossa Senhora Aparecida uma fonte de proteção, auxílio e socorro. No local, ocorrem várias celebrações, momentos de devoção e bênçãos, durante todo o dia, o Setor Juventude também está organizado em atividades e apresentações de diferentes grupos, movimentos e pastorais juvenis. Na Romaria também acontece a Mostra de Ações Sociais Solidárias, reunindo grupos que se constituem a partir do conceito de ajuda ao próximo, de forma solidária.
O Encontro de casais com Cristo sustentado pelos pilares de oração, alegria, humildade, simplicidade e doação, um serviço da Igreja em favor da evangelização das famílias, realizam retiros e ações que se entendem até o encerramento oficial das festividades. “A Romaria busca homenagear a Santa que, há trezentos anos, foi encontrada por pescadores no Rio Paraíba e tornou-se a padroeira do Brasil. Fiéis dedicados à Santa, lembram que a Romaria Nossa Senhora Aparecida nasceu como uma caminhada e que hoje, 29 anos depois, é considerada uma das maiores romarias do Estado em homenagem à padroeira, reunido milhares de devotos”, justifica Stela, comemorando a aprovação do parecer favorável emitido pelo relator, deputado Sérgio Turra (PP).

Texto: Claiton Stumpf (MTB 9747)

Compartilhe