sábado, 23 novembro
Foto: Thierry Arrais

A declaração do deputado Edegar Pretto (PT) foi durante um encontro regional do partido, que reuniu representantes de 17 municípios da Região dos Altos da Serra. A atividade foi no Salão Paroquial do município de Ibiaçá.

Para um público de aproximadamente 700 pessoas, Pretto lembrou dos seus pais, Adão Pretto e Otília Pretto – já falecidos, e da sua origem na agricultura familiar. O parlamentar destacou a importância da valorização da produção de alimentos e disse que o Estado precisa ser parceiro dos setores produtivos, diferente do que aconteceu nos dois últimos governos no RS, que deram as costas à agricultura.

Edegar Pretto citou que o estado vive a pior estiagem dos últimos 70 anos, sem que houvesse ajuda por parte dos governos estadual e federal. “Estamos tendo agora, tardiamente, ações que poderiam ter sido implantadas há quase dois anos. Mas os governos lavaram as mãos diante da grave situação”, comentou.

O deputado ressaltou que o Brasil tem hoje 19 milhões de pessoas que passam fome, e que o incentivo à produção de alimentos deve ser política de Estado. “É pela agricultura valorizada que vamos produzir mais comida”, avaliou.

Sobre a Região dos Altos da Serra, Edegar Pretto destacou que, somente no Governo Tarso Genro, o investimento na agricultura familiar foi de mais de R$ 70 milhões, com 25 mil famílias beneficiadas para a produção de alimentos, qualificação e ampliação da produção.

Texto: Leandro Molina (MTE 14614)

Compartilhe