sábado, 23 novembro
Foto Divulgação

Criada e inaugurada pela deputada Stela Farias, em 2015, e hoje coordenada pela deputada Sofia Cavedon, a Procuradoria Especial da Mulher inaugurou no dia 24 de maio a sua sala de amamentação para atender a servidoras e visitantes, na entrada do prédio do Parlamento, no andar térreo. “Tivemos o prazer de inaugurar este espaço esta semana, ainda que tenham demorado sete anos para aprovação da legislação, de autoria da colega Juliana Brizola, que determina que órgãos públicos e privados tenham espaços como este, destinados exclusivamente à amamentação ou à coleta de leite materno”, salienta.

Segundo Stela, se houvesse mais mulheres parlamentares, o projeto de lei que criou a sala poderia já ter sido aprovado há mais tempo. “Agora, a Procuradoria da Mulher está consolidada e serve de referência e exemplo para os demais órgãos públicos de todo o Estado do Rio Grande do Sul e também para a iniciativa privada”, destacou.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno até os dois anos e a amamentação exclusiva até os seis meses de vida. Por proteger contra diversas doenças, o leite materno é considerado a primeira vacina do bebê. No entanto, os índices de amamentação no Brasil são considerados muito baixos, ficando a média em 54 dias. Conforme Stela, a sala da amamentação tem o propósito de incentivar e criar condições objetivas para que as mulheres prolonguem este o período”.

Texto: Luciane Franco (MTE 7744)

Compartilhe