Nesta quinta-feira (26), foi aprovada na Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia, a realização de audiência pública proposta pelo deputado Zé Nunes (PT), para tratar da proibição da pesca do bagre no Litoral Norte. A proposta já foi aprovada na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. A comitiva de Maquiné, que solicitou a audiência, acompanhou a reunião.
O autor da solicitação, presidente da Frente Parlamentar do Setor Pesqueiro, disse que desde 2016, o bagre está na lista dos animais em extinção no Rio Grande do Sul e por isso tem restrição de pesca. “No entanto, as informações dos pescadores referentes ao assunto indicam que há uma população enorme de peixe nas lagoas e rios do litoral norte gaúcho”, explicou.
Conforme o deputado, os pescadores da região estão sendo penalizados, mesmo evitando a pesca incidental do bagre. “Mesmo tendo capturado um ou dois peixes, os pescadores vêm sendo multados, têm seu material apreendido e até prisões têm ocorrido por crime ambiental”, afirmou, lembrando que esta proibição vem impactando, negativa, e social e economicamente as comunidades pesqueiras do litoral gaúcho que têm a renda oriunda exclusivamente da pesca.
Texto: Marcela Santos (MTE 11679)