sábado, 23 novembro

 

 

Fotos: Mauro Melo

Na tarde desta quarta-feira (18), a Assembleia Legislativa realizou sessão solene em homenagem à Semana da Enfermagem, celebrada de 12 a 20 de maio de 2022. A realização da homenagem foi definida pela Mesa Diretora e contou com a presença, no Plenário 20 de Setembro, de representantes dos Conselhos Regional e Federal de Enfermagem, da Defensoria Pública do Estado, da Secretaria de Estado da Saúde, do Conselho Estadual de Saúde, do Sindicato dos Enfermeiros no Estado do RS, do Fórum Nacional das 30 horas, do Sindisaúde, do Conselho Regional de Psicologia, da Secretaria de Saúde de Porto Alegre, do Fórum dos Conselhos Regionais e Órgãos de Profissões Regulamentadas no RS e da Associação Brasileira de Enfermagem.

O presidente da Casa, Valdeci Oliveira (PT), disse que a sessão solene é uma justa homenagem às mulheres e homens que dedicam suas vidas a cuidar e salvar a nossa. “É um reconhecimento às mulheres e homens que continuam na linha de frente para tratar e cuidar da população que chega aos hospitais vítima de uma pandemia que, apesar da insistência de alguns e do relaxamento das medidas e protocolos, não terminou e se mostra resistente”, destacou, lembrando que somente ontem (17), ocorreram mais de 220 óbitos no país por conta da Covid-19. O parlamentar ressaltou que, apesar da importância desses profissionais de saúde, apenas no início do mês, com a aprovação do projeto de lei do senador Fabiano Contarato (PT/ES), tiveram reconhecido seu direito a um piso salarial que, se não o ideal, muito melhor e mais justo do que vinham recebendo como salário. “Mas a luta ainda não terminou. Falta a matéria ser sancionada pelo presidente da República, que vem condicionado isso à indicação da fonte de custeio”, acrescentou. Também citou que segue a luta por uma carga horária de trabalho justa de 30 horas.

Pela bancada do PT, Pepe Vargas argumentou que, ao homenagear a Semana da Enfermagem, a ALRS proporciona mais um momento para refletirmos sobre o importante papel desses profissionais de saúde na nossa sociedade. Explicou que as atividades ligadas à área da saúde são difíceis e duras, especialmente por presenciar a fragilidade dos pacientes e que é preciso muita empatia por parte dos profissionais da área, saber ouvir, criar vínculo e uma dose amor. “E os profissionais da Enfermagem no nosso país têm cumprido esse papel”, afirmou. O parlamentar também refletiu sobre os avanços e conquistas desses profissionais, citando a aprovação do piso regional da categoria. Defendeu que o debate sobre o custeio do piso precisa ser devidamente colocado, com financiamento ao SUS e fim da Emenda Constitucional 95 para alocar mais recursos para a saúde. “Queremos aplausos sim, mas mais do que aplausos é importante o reconhecimento, a valorização da carreira e a valorização salarial”, finalizou.

Presidindo a Mesa no encerramento da homenagem, a deputada Sofia Cavedon (PT) comemorou a conquista do piso salarial da categoria alcançado esta semana em Brasília, mas lamentou que “os tempos arbitrários” estejam precarizando cada vez mais os espaços de trabalho desses profissionais. Referiu a privatização e terceirização dos serviços de saúde em Porto Alegre como exemplo do que acontece na maior parte do país, com a criação de multivínculos de trabalhadores no mesmo espaço e a desresponsabilização com esses profissionais. Comentou que a Semana da Enfermagem tem início no dia 12 de maio, dedicado aos profissionais da enfermagem, e se encerra no dia 20 de maio, que é dedicado aos auxiliares e técnicos em enfermagem, “mas no meio dessa semana temos o aniversário do Sistema Único de Saúde”, acrescentou a deputada, “um dos melhores sistemas de saúde do mundo que no último ano sofreu perda de R$ 40 bilhões do orçamento federal”, resultado da aplicação do teto de gastos.

(Matéria editada a partir do Portal da ALRS, elaborada por Letícia Rodrigues com a colaboração de Francis Maia e o Olga Arnt)

Compartilhe