Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas da Covid-19 busca o apoio e reparação às vítimas vivas e aos familiares das vítimas fatais da covid-19

 

“Precisamos fomentar e articular políticas públicas. A memória e solidariedade às vítimas e o compromisso com a defesa e a promoção da vida, precisa encontrar eco na Assembleia Legislativa. ” Assim o deputado Pepe Vargas define a criação da Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas da Covid-19 que, na próxima segunda-feira, 30 de Maio, realiza a primeira audiência com o objetivo de contribuir para o diagnóstico dos reais efeitos desta pandemia e na atualização dos desafios para o enfrentamento imediato, de médio e de longo prazo, no Rio Grande do Sul.

Para o deputado Pepe Vargas, é fundamental dar visibilidade as vítimas da covid-19, “ sejam elas vítimas diretas ou indiretas, precisamos recordar que ainda são necessárias muitas respostas do Estado. Existem demandas relacionadas à atenção à saúde da população que apresenta danos crônicos, permanentes ou temporários, causados pela doença, que implicam em novos arranjos assistenciais. ”
Além de ouvir a comunidade a Frente Parlamentar vai contar com a representação da Defensoria Pública, Ministério Público Estadual e Federal, Câmaras de Vereadores, Coordenadorias Regionais de Saúde, Secretarias Municipais de Saúde, Conselhos Profissionais, Universidades, Conselhos Municipais de Saúde, Sindicatos, Associações de Municípios e demais entidades de interesse.

A Frente Parlamentar, presidida pelo deputado Pepe Vargas, foi constituída a partir da aproximação com o Comitê Estadual em Defesa das Vítimas da Covid-19, que reúne entidades como o Conselho Estadual de Saúde, Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 – AVICO Brasil, Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid19 – Vida e Justiça.

 

 

Serviço:
Audiência da Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas da Covid-19
Onde: Sala Adão Pretto, fórum democrático, Assembleia Legislativa
Quando: Dia 30 de Maio, Segunda-feira
Horário: 18h30

 

 

Texto: Vânia Lain (MTE 9902)