Nesta quarta-feira (11), o deputado estadual Zé Nunes (PT) cumpriu agenda em Brasília. Na pauta, mais recursos para a conclusão das obras do Hospital Escola, abrindo a possibilidade de a instituição receber emendas também do Ministério da Saúde, e não apenas pelo da Educação.
Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Hospital Público 100% SUS na Região Sul, Zé Nunes pretende iniciar a estruturação dos movimentos no Congresso Nacional com vistas à PEC 1/2015, e auxiliar também nos movimentos junto a ANDIFES, com o mesmo propósito. “O Hospital Escola da UFPel é o único do Brasil que ainda não possui sede própria. Portanto, somente este fato, agregado de todo estratégico e relevante papel que ele desempenha para a oferta de saúde no Estado do RS, se enquadra para além das questões de ensino”, defendeu. Ele lembrou que este é um encaminhamento concreto da audiência pública realizada em Pelotas, em março.
Zé Nunes ressaltou que o Hospital Escola irá melhorar a saúde de toda região. “As atividades que a universidade realiza, afetam diretamente a vida da região, prestando atendimento a 22 municípios da região exclusivamente pelo SUS, e representando uma estrutura de saúde de referência para Pelotas e macrorregião. A sede própria trará mais qualidade aos serviços”, finalizou.
O parlamentar acompanhou a comitiva da Universidade, liderada pela reitora Isabela Andrade e pela superintendente Hospital Escola, Carolina Ziebell. Eles se reuniram com senadores, deputados e TCU.
Texto: Marcela Santos (MTE 11679)