O deputado estadual Zé Nunes (PT), participou nesta terça-feira (10), de reunião virtual com o Tribunal de Contas da União, e com comitiva da UFPel, que já está em agendas em Brasília. Amanhã, o parlamentar passa a integrar o grupo de forma presencial. Na pauta, mais recursos para a conclusão das obras do Hospital Escola, abrindo a possibilidade de a instituição receber emendas também do Ministério da Saúde, e não apenas pelo da Educação.
Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Hospital Público 100% SUS na Região Sul, Zé Nunes ressaltou que as atividades que a universidade realiza, afetam diretamente a vida da região, prestando atendimento a 22 municípios da região exclusivamente pelo SUS, e representando uma estrutura de saúde de referência para Pelotas e macrorregião. “É considerado referência na Zona Sul em diversas especialidades, com a adoção da prática humanizada tanto em cuidado em saúde quanto na formação acadêmica, a instituição presta uma assistência de excelência à população da cidade de Pelotas e da região sul do Estado. Encaminhamos dois movimentos: fazer um esforço junto ao à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – (Andifes), e outro junto à representação no Congresso Nacional, buscando alteração via legislativo federal”, explicou.
A reitora Isabel Andrade lembrou que o hospital não possui sede própria, mas disse que estão trabalhando neste projeto para viabilizar sua execução. E que para tanto, são necessários recursos em torno de R$ 180 milhões. “O hospital escola já perdeu emendas parlamentares por estar ligado ao Ministério da Educação, precisamos que o hospital possa receber recursos também via Ministério da Saúde”, declarou.
A auditora federal de controle externo do TCU, Luciene Pereira da Silva explicou que a vinculação do Hospital Escola é com a Educação, por ser uma política desta área. Ela sugeriu tratar este assunto direto no Congresso Nacional.
Texto: Marcela Santos (MTE 11679)