Reunião articulada pela deputada estadual Sofia Cavedon, que através da Operação Dever de Aula viabilizou mais uma audiência na Secretaria Estadual de Educação sobre transporte escolar. O encontro aconteceu nesta terça-feira, 26, com a comunidade escolar do município de Piratini que busca uma solução para as sete escolas e quase 300 estudantes que seguem sem ser atendidos pelo governo do Estado.
As escolas do campo E.E.E.M. Carmosina Vaz Guimarães, E.E.E.M. Deputado Adão Pretto, E.E.E.F. Professor João Abílio Vaz e E.E.E.F. Sepé Tiaraju ainda não voltou ao ensino presencial por falta de transporte. No Instituto Estadual de Educação Ponche Verde e na Escola República Riograndense muitos alunos seguem em casa pelo mesmo motivo.
Sofia acompanha de perto a questão desde outubro de 2021 e aponta o descaso do governo com a questão. “O governo erra reiteradamente, desde o ano passado estamos denunciando que há escolas no Estado em que as aulas não começaram. O governo segue errando na burocracia e no método, inclusive está licitando só por seis meses o serviço. Não há política que compense a enorme perda que esses estudantes estão sofrendo, essas comunidades estão sendo lesadas pelo governo”, explica a deputada que irá presencialmente ao município na primeira semana de maio.
Piratini está na lista dos que aguardam a contratação das empresas responsáveis pelo serviço de transporte escolar. Eles fazem parte do grupo de prefeituras que deixaram o Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peate), em que o município assumia o transporte dos estudantes da rede estadual, mas que ainda não finalizaram a contratação. No início de abril, mais de mil alunos da rede estadual de ensino seguiam sem transporte escolar no RS.
Texto: Clarrisa Pont