Edegar Pretto defende que as mulheres ocupem mais espaços de poder e decisão

Foto Rafael Stedile

O deputado Edegar Pretto (PT) participou nesta segunda-feira (18) do lançamento do livro “Sempre foi sobre nós”, organizado pela jornalista Manuela D’Ávila, ex-deputada do PCdoB. O evento aconteceu na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. Em 224 páginas, a obra traz relatos de mulheres que sofreram violência política de gênero, entre elas Marina Silva, Sônia Guajajara e Dilma Rousseff, que também esteve na atividade.

Para Edegar Pretto, a publicação ocorre num momento crucial para o país, que já enfrentou diversos ataques aos processos democráticos e às mulheres, entre eles o golpe que tirou Dilma da presidência da República. “É necessário e urgente debater esse tema da violência política de gênero. A sociedade precisa tomar para si as rédeas dessa questão, refletir e exigir que tenhamos mais mulheres ocupando os espaços de poder e decisão, que tenham essa visão de solidariedade, de produção de políticas que garantam os seus direitos e, especialmente, daquelas pessoas que mais precisam”, ressaltou.

O livro possui 18 autoras, sendo 17 parlamentares e uma que aborda teoricamente o significado da violência política de gênero. Segundo Manuela D’Ávila, a obra relata casos emblemáticos, que reforçam que esse problema acontece há muito tempo, mas com uma dimensão maior no último período. “É um livro com muitas vozes sobre um único tipo de violência, a violência que tenta fazer com que as mulheres caiam fora da política, com que as mulheres saiam da vida representativa, mas também que as mulheres na base da sociedade deixem de ter o ânimo, a vontade, a disposição de se engajar politicamente. Então esse é um momento muito importante, é a celebração de um trabalho e a reafirmação de que enfrentar a violência política contra as mulheres é enfrentar o que o bolsonarismo representa”, argumentou.

Também participaram do lançamento as vereadoras de Porto Alegre Bruna Rodrigues, do PCdoB, e Daiana Santos, do PSOL, que também são autoras do livro Sempre Foi Sobre Nós, publicado pela editora Rosa dos Tempos.

Texto: Leandro Molina (MTE 14614)