Bancada do PT utiliza a tribuna para registrar os 187 anos de instalação do Parlamento gaúcho

Foto: Celso Bender

Na tarde desta quarta-feira (20), os 187 anos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, instalada em 20 de abril de 1835, foram celebrados em sessão solene no Plenário 20 de Setembro. Representando suas bancadas, os parlamentares revezaram-se na tribuna para resgatar a história da Casa nesse período e reafirmar a importância do Legislativo para a democracia. Representantes dos Poderes e órgãos autônomos do Estado e da Prefeitura da Capital acompanharam a solenidade.

Primeiro a se manifestar, o presidente da ALRS, Valdeci Oliveira (PT), disse que hoje é um momento de celebrar as convergências que fortalecem a liberdade, o respeito às diversidades, a convivência, o debate de ideias e a construção de políticas públicas presentes na história da Casa. “O Poder Legislativo é um grande órgão de representação popular. Somos 55 parlamentares eleitos e eleitas diretamente pelas cidadãs e cidadãos do estado, com o dever de defender o conjunto da sociedade”, registrou. O parlamentar lembrou os momentos difíceis no último período em função da pandemia da Covid-19 e lembrou que, junto com os ex-presidentes Ernani Polo (PP) e Gabriel Souza (MDB), a ALRS, em parceria com os demais Poderes, buscou construir políticas públicas para amenizar os impactos sociais e econômicos. Sobre o atual momento de dificuldade econômica por qual passa a população, destacou que a ALRS está realizando ações de promoção da cultura e da solidariedade, citando o lançamento, pela manhã, do Sarau do Solar Solidário.
Pela bancada do PT, Sofia Cavedon também falou do lançamento do projeto, que celebra ainda os 30 anos do Sarau do Solar, consolidando uma clara política de valorização cultural por parte do Parlamento gaúcho. “Esta Casa é um ambiente do debate, das discussões, das formulações e das construções de políticas. Mesmo nos tempos mais difíceis, de censuras e ditaduras, esta Casa foi o abrigo da democracia”, enfatizou. A deputada citou figuras que passaram pela ALRS, como Bento Gonçalves, Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola, além de lembrar de Sueli de Oliveira, primeira deputada eleita, e Carlos Santos, primeiro negro a presidir o Legislativo rio-grandense. Por fim, reafirmou o compromisso com a democracia. “Quanto mais forte for a democracia em uma sociedade, mais forte será o seu Parlamento. E, quanto mais o Parlamento compreender que devolver a soberania ao povo o torna mais legítimo, mais o Parlamento contribuirá para a solidez e aprofundamento da democracia”, afirmou.
Fonte: Agência de Notícias ALRS