Nova reunião da Mesa de Negociações sobre Salário Mínimo Regional acaba sem acordo sobre índice de reajuste

Fórum foi criado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira (PT).

Foto Joaquim Moura

Em mais um encontro proporcionado pela Mesa de Negociações sobre o Salário Mínimo Regional constituída pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira (PT), representantes de trabalhadores e empresários divergiram sobre o reajuste a ser concedido em 2022. Enquanto os trabalhadores reivindicam 15,58%, os empresários argumentam a favor de um reajuste zero este ano.

Nem mesmo a presença do novo secretário de Trabalho e Renda do Estado, Hamilton Sossmaier, agregou novidade às negociações, já que ele informou que estava presente apenas para ouvir os argumentos. “Sei que não é fácil chegar a um acordo. Tenho experiência dos dois lados do balcão”, disse. Sossmaier lembrou que já foi metalúrgico e bancário, mas também diretor de empresa e, por isso, compreende perfeitamente os argumentos de ambos os lados. “Vou me empenhar por uma proposta equilibrada”, anunciou.

A bola está com o governo

Para o deputado Mainardi (PT), que sugeriu a constituição da Mesa, a hora é de o governo arbitrar e definir uma proposta. “Fizemos a nossa parte. Estamos em uma quarta reunião de negociações. As propostas e os argumentos já foram apresentados. Agora é a vez de o governo entrar e dizer o que pretende”, sustentou. O parlamentar disse, também, que a demora na definição é muito ruim para os trabalhadores, já que no contexto atual cada mês sem reajuste significa R$ 200,00 a menos no bolso.

Além dos deputados Valdeci Oliveira e Luiz Fernando Mainardi e o secretário Hamilton Sossmaier, participaram da reunião representantes das Centrais Sindicais, Fiergs Fecomércio, a presidente do Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Renda, Maria Helena Oliveira, e o deputado Zé Nunes (PT). A expectativa de todos é que o governo indique nas próximas semanas o índice que vai apresentar à Assembleia Legislativa.

Texto: João Ferrer (MTE 8078)