Sem recreio, sem professores, sem segurança. Assim vive a comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Leocádia Felizardo Prestes, localizada no bairro Vila Nova, em Porto Alegre. A declaração é da deputada estadual Sofia Cavedon (PT) que, através da #OperaçãoDeverDeAula, visitou a instituição nesta quarta-feira (06).
Na Leocádia, informa a parlamentar, faltam 14 professores, está está com turno reduzido, sem recreio, vive a tensão da insegurança que a Capital está passando e não tem Guarda na escola. “Chegamos ao absurdo de apenas uma viatura da Guarda Municipal para monitorar 48 locais em enorme área”, denuncia a deputada questionando a prefeitura.
Sofia alerta que as escolas municipais de Porto Alegre estão com falta de professores e funcionários, “quase de forma generalizada, há 45 dias do início das aulas e a situação não foi resolvida”, destaca. Faltam na EMEF Leocádia cinco professores de jardins; um professor de Matemática; dois professores referência; três professores de Educação Física; um professor de Artes; um professor Educação Física EJA e um professor para a SIR.
Sobre a Guarda Municipal, a deputada ressalta que “por mais dedicada que seja, está pouco disponível às escolas, como à Leocádia Prestes”.
A #OperaçãoDeverDeAula consiste na segunda etapa do acompanhamento das situações das escolas das Redes Estadual e Municipais de Ensino, incluindo as condições de dar aula, além da estrutura física. No final de abril a deputada Sofia Cavedon apresentará um balanço para os governos e para a sociedade gaúcha.
Texto: Marta Resing (MTE 5405)