O deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do RS, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) fizeram a entrega oficial da placa que homenageia a Gestão Candeeiro, de Peões e Prendas do RS, que reúne jovens de vários municípios do interior gaúcho, na tarde desta quarta-feira (06/04). A concessão da honraria, cuja solenidade ocorreu na sala Júlio de Castilhos do Legislativo, foi proposta por Jeferson e acolhida pelos demais parlamentares, em função do “valoroso trabalho do grupo em prol da preservação e da divulgação da cultura gaúcha com representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho”.
Ao receber a placa das mãos do presidente Valdeci, o 1º Peão Farroupilha, Ramiro Grethe Bregles lembrou que, neste dia, no ano de 1947, Paixão Côrtes e mais sete pioneiros do tradicionalismo gaúcho, “a partir de uma centelha do fogo da Pira da Pátria, transformou-a na Chama Crioula”. “Não à toa, chamamo-nos de Candeeiro. A nossa Chama Crioula de 1947 permanece viva em mim e meus colegas”, rememorou. Ele agradeceu aos peões pelo comprometimento com a Chama gaúcha. “Estamos à disposição do MTG e do Rio Grande para os mais diversos aspectos do que pudermos ajudar”, dispôs-se.
Natália Bernardo Nunes, 2ª Prenda do RS lembrou que a pandemia acarretou dificuldades para o grupo, como um ano a mais da gestão, incertezas e perda de amigos e familiares pela Covid 19. No entanto, exaltou a persistência dos peões; e a representatividade junto à juventude não só a tradicionalista. “Chegar aonde chegamos com o reconhecimento pela Assembleia Legislativa faz com que tenhamos discernimento para propagar a cultura para todo o Rio Grande do Sul. Agradeço de coração por este reconhecimento que é de grande valia para nós”, disse.
Jeferson rememorou a incursão dos padres jesuítas nas missões gaúchas e a formação da sociedade indígena que foi modelo para o mundo. “‘Esta terra tem dono’ já dizia Sepé Tiaraju, indígena que resistiu à destruição de seu povoado. Os bravos guerreiros e guerreiras guaranis que que pelejaram em defesa de sua história vivem na nossa juventude do Rio Grande. Parabéns, pela resistência, pela persistência de todos e todas que fazem deste um grupo tão especial que propaga cultura”, disse o petista.
Ilva Borba Goulart, do Movimento Tradicionalista Gaúcho, também lembrou os pioneiros do tradicionalismo de 1947. “Esta Casa fez menção aos 8 jovens que em 1947 se levantaram pela cultura gaúcha. É aqui que a cultura deve se ancorar. O Movimento Tradicionalista, além de gerar cultura, gera renda”, lembrou.
Para ilustrar a proximidade com o tradicionalismo, o presidente da Assembleia Legislativa contou que já foi vice-patrono de CTG, tem dois genros que integram bandas de música nativista, e é compositor de canções desse gênero. Ele destacou a importância desses espaços de entretenimento, cultura e oportunidade para jovens. “Nossa juventude, às vezes, está muito distante da realidade. Os CTGs trazem os jovens para uma vida correta com os olhos no futuro, na coletividade”, concluiu.
Gestão de Prendas e Peões do Rio Grande do Sul 2021/2022
Ramiro Grethe Bregles – 1º Peão Farroupilha do RS
Cidade: PALMEIRA DAS MISSÕES
Jorge Luis Lima da Silveira Junior – 2º Peão Farroupilha do RS
Cidade: FARROUPILHA
Andrei de Moura Caetano – 3º Peão Farroupilha do RS
Cidade: SANTO ÂNGELO
Daniel Müller Forrati – 1º Guri Farroupilha do RS
Cidade: SANTO ÂNGELO
Leônidas Augusto da Silva – 2º Guri Farroupilha do RS
Cidade: HORIZONTINA
Gabriel Henrique Polonia Fröhlich – 3º Guri Farroupilha do RS
Cidade: NOVA HARTZ
Diogo da Silva Rodrigues – 1º Piá Farroupilha do RS
Cidade: VACARIA
Augusto Antoniolli – 2º Piá Farroupilha do RS
Cidade: NOVA PRATA
Cristhian Piuco Machado – 3º Piá Farroupilha do RS
Cidade: PASSO FUNDO
Carolina Ribas Martins – 1ª Prenda do RS
Cidade: BAGÉ
Natália Bernardo Nunes – 2ª Prenda do RS
Cidade: IMBÉ
Jayne Nascimento Machado – 3ª Prenda do RS
Cidade: SÃO BORJA
Maria Eduarda Lima Souza – 1ª Prenda Juvenil do RS
Cidade: TAQUARI
Ana Luísa Antoniolli – 2ª Prenda Juvenil do RS
Cidade: NOVA PRATA
Emily Tomazoni – 3ª Prenda Juvenil do RS
Cidade: RODEIO BONITO
Eduarda Brandão Prates – 1ª Prenda Mirim do RS
Cidade: BENTO GONÇALVES
Amanda Kothe Bartz – 2ª Prenda Mirim do RS
Cidade: SANTA CRUZ DO SUL
Rafaela Mariane Bertoldo Bozz – 3ª Prenda Mirim do RS
Cidade: INDEPENDÊNCIA
Texto: Andréa Farias (MTE 10967)