Além de acompanhar o trajeto percorrido diariamente pelos alunos da EEEF Ataliba Rodrigues das Chagas, em São Gabriel, mostrando as péssimas condições das estradas, a deputada estadual Sofia Cavedon participou da reunião pública que tratou do assunto na Câmara de Vereadores do Município.
No encontro, o diretor geral da Seduc, Guilherme Corte, informou que o Prefeito mandou por escrito que não deseja entrar no Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar – PEATE/RS – e que não participará da reunião que a Secretaria realizará dia 31/3. A deputada Sofia solicitou à Casa que sensibilize o Prefeito, que tem que dar conta da sua responsabilidade. “Faça um regime de colaboração, use o sistema de carona, mas não pode deixar os estudantes sem condições, ou em péssimas condições, de frequentarem a escola”, ressalta a parlamentar que viajou duas horas para chegar na escola Ataliba. “São duas horas para ir, duas horas para voltar”.
Só em São Gabriel são 359 alunos que dependem do transporte escolar. Ainda faltam 73 alunos que continuam sem atendimento. “Uma perda de 21 dias letivos”, salienta Sofia.
Texto: Marta Resing (MTE 5405)