Zé Nunes apela ao Governo do Estado para olhar para a Agricultura Familiar

Foto: Greice Nichele

O deputado Zé Nunes utilizou o tempo de liderança da bancada do PT, na sessão plenária desta quarta-feira (30), para falar sobre a falta de políticas públicas por parte dos governos federal e estadual em relação à estiagem. “O governador tem a noção do que é a agricultura familiar para o estado do RS? Eu acho que não. Nós estamos vivendo um dos momentos mais difíceis, os números estão dados” lamentou. O parlamentar lembrou que o Estado vive o terceiro ano seguido de estiagem, o que foi anunciado por especialistas. “Esta gestão vai para a história como o governo que nada fez pela agricultura familiar no RS. Sabe quantos açudes chegou no meu município? Dez. Sabem quantas propriedades tem? Mais de 3 mil”, disse ele sobre a cidade de São Lourenço do Sul.

Para o parlamentar, o Governo do Estado está tão focando na publicidade que não aplica o que anuncia. “Qual a chave que virou? Perguntem para os nossos agricultores se eles têm recebido atendimento. O que foi pedido para o governo até hoje não tem resposta. Governador está saindo do cargo, mas não deu respostas. Não tem compromisso com a Agricultura Familiar. Não tem palavra”.

O deputado lembrou que no passado haviam indicativos e propostas, dando exemplos de programas criados durante o governo de Tarso Genro como o Mais Água, Mais Renda e de iniciativas da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Zé Nunes enfatizou que no momento “estamos vivendo a seca verde, a produção de Leite vai demorar dois anos para se recuperar. Estamos já no fim de março e nada chega. Plena pandemia e não chega apoio. Plano Safra do governo federal, outubro passado já não tinha mais dinheiro no banco. Sabe quanto é o juro? 14% ao ano. O governo é vergonhoso e desrespeitoso”.

Texto: Raquel Wunsch (MTE 12867)