Com novas conclusões e novos elementos, o balanço da Operação Dever de Casa foi protocolado, nesta quarta-feira (23), no Ministério Público de Contas. No encontro, a deputada estadual Sofia Cavedon entregou ao Procurador Geral, Geraldo Da Camino, o relatório que mostra “o retrabalho, a perda de patrimônio, o abandono e a degradação patrimonial deliberada pelo governo estadual que colocou outras prioridades em ação” afirmou a parlamentar. “Estamos diante de prejuízos materiais, pedagógicos, de acolhimento, segurança e de desenvolvimento integral e interpessoal de nossos alunos e alunas, de quem a pandemia tirou tanto convívio, mas não os sonhos e direitos”, enfatizou Sofia. Participou da entrega o vereador Jonas Reis (PT), que acompanha a situação das escolas localizadas na capital.
O balanço da Operação Dever de Casa, realizada pelo mandato da Deputada, apresenta a situação de inúmeras escolas da Rede Estadual de Ensino, que foram checadas de forma presencial e virtual, onde levantou as necessidades de obras emergenciais em 82 escolas. Geraldo Da Camino encaminhará o documento para análise e se manifestará após as conclusões.
Sofia informa que o relatório já está nas Secretarias Estaduais de Educação e na de Obras, no Ministério Público Estadual com as Promotorias de Educação, foi apresentado à Casa Legislativa e à sociedade gaúcha no Grande Expediente realizado no dia 16, e agora chega às mãos do MP de Contas. “Vamos seguir monitorando a situação até que o governo decida priorizar a educação pública do seu Estado, esse relatório é o retrato do descaso de como vem sendo tratada. Queremos soluções com urgência”, diz a parlamentar.
Texto: Marta Resing (MTE 5405)