Deputada Sofia questiona secretária da Educação sobre os institutos empresariais para a formação de professores

Em encontro realizado na manhã desta terça-feira (15), os deputados da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa questionaram a secretária estadual de Educação Raquel Teixeira sobre a adoção do Novo Ensino Médio Gaúcho e as condições físicas e de manutenção das escolas da rede pública de ensino estadual.

A deputada Sofia Cavedon (PT), cobrou a participação da secretária nas audiências públicas da Comissão e argumentou que o Novo Ensino Médio foi imposto, sem diálogo com a comunidade escolar. A deputada também questionou a ausência e diminuição da carga horária de disciplinas como educação física, sociologia e filosofia. Sofia pleiteou o cumprimento do compromisso do Governo do Estado com concurso público para professores e servidores de escolas, bibliotecas com mediadores e salas laboratoriais, reafirmação dos Neejas e a realização de obras de manutenção em escolas. Por último, ela indagou sobre a formação dos professores para a nova matriz curricular, a partir de institutos empresariais, sendo que um criado em 2020, em detrimento dos institutos federais  que acumulam todo o conhecimento da Educação.

Ordem do Dia – Na Ordem do Dia da reunião, os parlamentares aprovaram realização de audiências públicas, sendo uma de iniciativa da deputada Sofia Cavedon para tratar da política de recursos humanos proposta pela Seduc/RS para os Núcleos de Educação de Jovens e Adultos (Neejas da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul).  A reunião foi comandada pelo presidente Beto Fantinel (MDB).

Texto: Marta Resing (MTE 5405)