segunda-feira, 25 novembro
Foto: Guilherme Santos/Sul21

A bancada do PT na Assembleia Legislativa do RS indica, ao Troféu Mulher Cidadã 2022, a dirigente nacional do MST, Salete Maria Carollo. Nascida em São Domingos do Sul, no dia 18 de maio de 1962, filha caçula com mais cinco irmãos, cujos pais sempre foram camponeses, arrendatários, meeiros. Aos 14 anos decidiu continuar estudando e foi morar no Colégio das Irmãs Scalabrinianas, em Casca.

Desde jovem Saleta integra o trabalho das Comunidades Eclesiais de Base na Vila Santa Rosa, em Porto Alegre, em Bagé, na Pastoral da Terra e em missão internacional no Paraguai. Em 1992 ingressou no Movimento Sem Terra do Rio Grande do Sul, ficando quatro anos acampada. Assumiu, por 16 anos, tarefas nacionais e internacionais pelo MST na área da Cooperação e Solidariedade Internacional. E nos últimos oito anos tem atuado na Direção Estadual do MST/RS. Desde outubro de 1995, Salete mora no assentamento Hugo Chaves Lagoa do Junco, Tapes/RS. Além disso, ela foi umas das fundadoras da COOPAT e da Cooperativa de Produção Agropecuária (CPA), vive em agrovila com produção orgânica e refeitório coletivo.

Para a deputada Sofia Cavedon, Salete Carollo é “uma lutadora incansável pela democracia participativa, exercício este que torna os seres humanos mais conscientes e sujeitos do seu próprio projeto de sociedade no qual sonhamos e almejamos, que é o socialismo”.

O Troféu Mulher Cidadã será entregue na próxima quarta-feira (9), a partir das 14h, durante Sessão Solene pela passagem do Dia Internacional da Mulher.

Texto: Raquel Wunsch (MTE 12867)

Compartilhe