Arambaré: Reunião discute Ensino Médio para a Escola Lauro Silva Azambuja

Nesta segunda-feira (7), o deputado estadual Zé Nunes (PT), esteve reunido com a 12ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Claudete Oliveira, em Guaíba, para tratar da possibilidade de implantar o Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental Lauro Silva Azambuja, em Arambaré. O vereador Iago Kielermann acompanhou a reunião.

Segundo a diretora Vanessa Longaray, a escola possui grande demanda, e os muitos alunos querem dar seguimento aos estudos no Ensino Médio. A escola fica localizada no Distrito de Santa Rita do Sul, e ter de estudar no centro, dificulta bastante, pois trata-se de alunos que moram no próprio distrito. “A escola tem a infraestrutura necessária e recursos humanos. O processo de formalização da solicitação foi protocolado hoje. A decisão depende do Conselho Estadual de Educação”, informou.

Segundo a coordenadora regional da Educação, Claudete Oliveira, o Plano Estadual de Educação do Campo, prevê a implantação do Ensino Médio. “Nossa sugestão é implantar um Ensino Médio diurno e outro noturno, pois os menores de idade precisam estar durante o dia”, declarou, já colocando-se favorável à reivindicação da comunidade.

Para Zé Nunes, é necessário um olhar especial sobre a educação. “Nossa preocupação é com a criação de oportunidades. A comunidade Santa Rita é um lugar histórico, e a possibilidade destes jovens seguirem seus estudos é básico. Esta pode ser, quem sabe, a única oportunidade da vida destas pessoas, para construção de um futuro melhor, com mais dignidade, e para ampliar suas alternativas de vida para além de ser peão do agronegócio”, defendeu. Ele se comprometeu a acompanhar o processo completo, e de perto.

Zé Nunes tem compromisso real com a educação no campo, e irá trabalhar para superar todos os obstáculos, de forma que mantenha viva a ideia e o perfil da escola do campo. Em 2019, o parlamentar realizou audiência pública pela Comissão de Educação, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, para tratar da situação e futuro da escola, que na época estava com ameaça de mudanças, que se efetivadas, alterariam o funcionamento e impactariam na vida da comunidade.

Fundada em 1947, a escola possui diversos alunos oriundos do meio rural, no Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano, incluindo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, funcionando nos turnos da manhã, tarde e noite.

Texto: Marcela Santos (MTE 11679)