Reunião discute situação da obra de duplicação da BR 290 e define por mobilização permanente

Nesta quinta-feira (3), o deputado estadual Zé Nunes (PT) participou de reunião com o DNIT sobre a duplicação da BR 290. O encontro foi solicitado pelo prefeito de Butiá, Daniel Almeida, e pelo vereador de Butiá, Waguinho.

Foram deliberados como encaminhamentos, a realização de ação organizada e conjunta de região, agenda com Ministério dos Transportes, com mobilização permanente, a exemplo do trabalho que ele realiza na presidência da Frente Parlamentar em Defesa da Conclusão das Obras de Duplicação da BR 116.

O parlamentar solicitou informações atualizadas, em cada trecho, do estágio das obras e dos contratos, relacionados à duplicação da BR 290.  “A BR-290, é a principal transversal do Estado, ligando o Rio Grande do Sul à Argentina, e tem importância estratégica para o desenvolvimento do RS. A duplicação resolveria o problema dos acidentes frontais que causam cerca de 50 mortes por ano, além de mais de 1.100 de acidentes por ano, só no trecho de Eldorado e Uruguaiana” explicou.

Segundo o presidente da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia, desde 2010, estudos indicam a saturação do trânsito da 290. Um dos indicadores trágicos dessa situação foi a elevação em mais de 50% no número de acidentes, desde o ano 2000. Diariamente a BR-290 recebe cerca de três mil caminhões por dia.

O superintendente regional do DNIT-RS, Hiratan Pinheiro da Silva falou da situação de cada um dos lotes, e disse que a 290 está em fase de estudo para concessão, junto da conclusão da ponte do Guaíba.

Lote 1- rescisão contratual

Lote 2- sem empresa, em análise para nova licitação

Lote 3- ativo

Lote 4- obra paralisada e com substituição de empresa

O Dnit havia investido, até janeiro de 2020, somente R$ 88,4 milhões nas obras.  O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciou ainda em 2021 que estudos para a concessão das BR-290 estavam sendo realizados e que o Governo Federal não teria condições de conclusão das obras de duplicação da rodovia com recursos do tesouro federal.

Participaram da reunião o coordenador da Frente Parlamentar pela Duplicação de BR 290, deputado Luiz Fernando Mainardi, vereadores, prefeitos, secretários municipais, representante de associações, e lideranças da região Carbonífera.

Texto: Marcela Santos (MTE 11679)