segunda-feira, 25 novembro
Foto Aline Seixas

“Um escândalo”. Assim manifestou-se a deputada estadual Sofia Cavedon, em visita pela Operação Dever de Casa, na manhã desta sexta-feira (25), à Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Rita, de Sapucaia do Sul, que luta para resolver a situação do telhado desde 2015.

A escola está com problemas desde o acontecimento de um vendaval, que danificou o telhado de quatro salas de aula. Após longo processo, em agosto de 2021 foi orçada a obra; mas em dezembro a empresa ganhadora desistiu do projeto alegando que o orçamento destinado era insuficiente. Este ano o processo reinicia e está em fase de contratação.

Até lá, diz Sofia, que já havia estado na Escola em outubro do ano passado, a 27ª CRE sinalizou para a direção do Santa Rita alugar um espaço para receber os alunos, mas para realizar a ação com os recursos da parcela autônoma. A instituição também não tem quadra coberta.

A diretora Marcia Spagiari revelou que havia conseguido uma empresa para realizar os trabalhos por um valor bem menor (100 mil) mas o governo do Estado não autorizou. Hoje a obra está orçada em R$ 150 mil. A visita contou com o apoio do coletivo do vereador suplente Paulinho dos Santos (PT), representado pelo professor Selvino Scheibel.

Exposição A Educação exige respeito

A deputada Sofia informa que no dia 14 de março, às 17h, a Exposição “A Educação exige respeito” estará no calçadão do Centro de Sapucaia do Sul. “Nossa exposição é itinerante e estamos levando para a sociedade ter conhecimento do estado que estão as nossas escolas estaduais e que o governador Eduardo Leite não faz o seu dever de casa”, destaca a parlamentar.

Linha do Tempo

2015 – Vendaval destrói telhado de 4 salas de aula

Agosto/2021 – Obra foi orçada

Outubro/2021 – Deputada Sofia visita escola e pede solução à Seduc

Dezembro/2021 – Empresa ganhadora desiste da obra

Janeiro/2022 – Novo processo inicia

Fevereiro/2022 – Deputada Sofia Cavedon retorna na escola e “Nada Mudou”

Texto: Marta Resing (MTE 5405)

Compartilhe