Homenagem à União Lourenciana de Ciclista (ULC)

Na próxima terça-feira (22), o deputado estadual Zé Nunes (PT), fará a entrega da Medalha da 55ª Legislatura à União Lourenciana de Ciclistas (ULC). Será às 13h, no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa, com transmissão ao vivo pelas redes do parlamentar. A homenagem será realizada na Semana Estadual do Incentivo ao Ciclismo no RS, Lei 15.493/20, de autoria do deputado, que institui a Semana Estadual do Incentivo ao Ciclismo no RS

 Para o parlamentar, a sustentabilidade das cidades passa por ampliar ciclovias e incentivar o uso da bicicleta, e cada vez mais, é fundamental estimular o uso da bicicleta como meio de transporte, bem como sensibilizar a sociedade dos benefícios socioeconômicos da prática do ciclismo. “Para tanto, precisamos aperfeiçoar as estradas, contemplando em todos os projetos de investimento viário a questão da bicicleta. Quanto mais desenvolvido é um país, mais temos essa forma de transporte e ela dialoga com o turismo”, declarou.

A homenagem

A ULC iniciou suas atividades oficiais em janeiro de 1987, quando participou da I etapa do Campeonato Aberto de Ciclismo do Interior do RS, no Velódromo da Praça Saraiva, em Rio Grande. Seu fundador e presidente foi Dirceu Hartwig.

Na Avenida Getúlio Vargas, em São Lourenço do Sul, foram inúmeras provas que reuniram mais de 100 atletas gaúchos. Integram esses 37 anos muitas glórias do pedal conquistas de títulos regionais, estaduais e o quarto lugar no Campeonato Brasileiro.

A partir de 1995, na gestão de Danilo Elias, o mountain-bike foi tomando forma. Esporte que alia saúde e natureza, o mountain-bike lourenciano é hoje referência estadual, pois a ULC promove desde 2006, o Campeonato Zona Sul.

Este certame é considerado o melhor do interior do RS e tem reunido mais de 400 ciclistas a cada ano. São mais de 10 cidades a cada temporada, e é celebrada uma verdadeira festa do esporte.

Lei 15.493/20

A semana é compatibilizada com o Dia de Respeito aos Ciclistas, celebrado dia 25 de fevereiro, pelo episódio ocorrido com um grupo de ciclistas do movimento Massa Crítica, que foi surpreendido por um motorista em Porto Alegre que jogou o seu carro contra o grupo, atropelando-os e fugindo do local. O fato chocou o Estado do RS, repercutiu em todo o Brasil e deu visibilidade e alerta sobre a insegurança que vivem os ciclistas que optam pelo uso da bicicleta como meio de transporte.

Texto: Marcela Santos (MTE 11679)