Incentivo ao cicloturismo tem voto favorável da bancada petista

Foto Joaquim Moura

O Projeto de Lei 34/2021 que propõe incentivar o cicloturismo no Rio Grande do Sul foi aprovado, na tarde desta terça-feira (08), com votos favoráveis da bancada petista na ALERGS. O deputado Zé Nunes, relator do projeto na Comissão de Economia, afirmou ser essa uma “bela iniciativa para promover o cicloturismo como meio de lazer e de transporte. Essa atividade tem crescido de maneira acelerada, hoje temos várias associações de ciclistas”.

Porém, para Zé é impossível desassociar esse projeto da melhoria das estradas. “Precisamos aperfeiçoar as estradas, contemplar em todos os projetos de investimento viário que seja incluído a questão da bicicleta. Quanto mais desenvolvido é um país, mais temos essa forma de transporte e ela dialoga com o turismo” disse.

O projeto tem o objetivo de incentivar o uso da bicicleta e o turismo ecológico, além da melhoria da saúde e bem-estar dos cidadãos por meio da promoção do lazer e da atividade física. O PL ainda ressalta a valorização da cultura e dos atrativos turísticos, o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e movimentação da economia.

Texto: Raquel Wunsch (MTE 12867)