Água emergencial será fornecida para comunidades de Sapucaia

Na tarde desta segunda-feira (24), a deputada estadual Sofia Cavedon esteve em reunião com a prefeita em exercício de Sapucaia Imilia de Souza e a Corsan a fim de encontrar solução para a situação das ocupações Horto Florestal e José Joaquim, comunidades de Sapucaia que estão sem fornecimento de água. As famílias vivem há pelo menos seis décadas em área do estado e lutam pelo direito à moradia.

Um grande ato em Sapucaia reuniu moradores e moradoras das ocupações na tarde da última quarta, 19, além da comunidade em geral da cidade. As famílias estão, em alguns casos, há três meses sem água durante um período agudo de transmissão da pandemia e de um calor sem precedentes no estado. Na ocasião, crianças, mulheres grávidas e idosos confirmaram doenças e a impossibilidade de passar mais um dia sem este direito básico.

Reunindo esforços para solucionar o problema na manhã da última sexta, 21, a deputada estadual protocolou junto à Casa Civil um pedido de regularização fundiária das ocupações e grifou a urgência da solução para o problema de falta d’água na região. Estiveram presentes na ocasião membros da associação de moradores, assim como o representante jurídico Manoel Bandeira e o vereador Paulinho Santos.

Segundo Sofia Cavedon, “a população não pode viver com falta de serviços públicos essenciais como luz, água, coleta de lixo, asfalto e atendimentos de saúde e assistência social. É inadmissível e, enquanto isso, o governo Leite foca suas forças em rifar a Corsan ao invés de fortalecê-la. Estamos na luta para que, com urgência, as comunidades sejam atendidas pelo menos com um caminhão pipa até o serviço de água estar normalizado”.

Texto: Clarrisa Pont