segunda-feira, 25 novembro

Um novo encontro entre vereadores, Prefeito, Deputados e técnicos do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para apresentar e agilizar a execução de um plano emergencial voltado à solução do caso do trecho da ERS 155, no entroncamento com a 285, próximo à rodoviária de Ijuí foi o principal encaminhamento de audiência pública que debateu o tema na manhã desta quinta-feira (16/12). A audiência, proposta pelo vice-presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos, deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), dá seguimento a uma série de ações da comunidade em parceria com os Poderes com vistas a melhorar o tráfego no local e impedir acidentes no trecho, como o que matou uma idosa vítima da colisão de dois carros.

A comunidade, que já realizou ato em frente à rodoviária e abaixo assinado para chamar a atenção do governo, solicita a construção de um trevo fechado no local. Conforme o vereador Adalberto Noronha (PT), a demanda não é nova. Mas, nunca houve uma resposta concreta por parte do atual governo do estado e do anterior. Ele lembra que há vários bairros do município que têm acesso direto à rodovia, inclusive uma escola teria sido transferida para outro local em função da falta de segurança. “Há circulação de carretas, ônibus, pedestres, tem locais da rodovia onde foram retirados pardais e lombadas eletrônicas não foram instaladas. Há trechos onde a vegetação cresce rápido e atrapalha, além de buracos”, detalhou o vereador.

O Comandante da Polícia Rodoviária da Brigada Militar, Major Marcelo Scapin Rovani contou que a ERS 155 tem 80km de extensão, divididos em dois trechos sob responsabilidade dos Comandos de Cruz Alta e Santo Augusto, que neste ano geraram cerca de 5 mil autuações por excesso de velocidade via radar móvel. “Em 2020, foram 5 acidentes no trecho de Ijuí com 8 vítimas fatais. Em 2021, já temos 20 acidentes, metade deles no trecho de Ijuí. Os nossos esforços são voltados para autuação nestes locais”, disse Rovani.

Pelo Corpo de Bombeiros de Ijuí, o Major Carlos Rodrigo Netto confirma a intersecção entre a ERS 155 e a 285 nas proximidades com a rodoviária como um dos três pontos críticos de acidentes acompanhados pela Corporação. No local, houve 25 ocorrências de 2018 até 2021. Nos demais trechos, nas proximidades do distrito de Santana e próximo ao acesso a Santo Augusto, foram 26 e 14 ocorrências respectivamente.

O prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin alertou que ruas do perímetro urbano do município que cortam a ERS 155 serão asfaltadas em breve, o que pode ampliar a velocidade com que os carros acessam a rodovia. Ele entende que a engenharia do estado é importante para buscar soluções para o problema e colocou o Executivo Municipal à disposição para construir soluções conjuntas. “Temos de trabalhar em parceria, porque a Lei nos impede de colocar dinheiro na rodovia que é estadual”, ressaltou.

Marta Schuler, do Daer, informou que o Departamento estuda a situação da ERS 155 desde 2018, quando o órgão teria apresentado ao então prefeito um plano funcional. No entanto, o principal entrave seriam os acessos diretos dos bairros de Ijuí à rodovia. “O projeto existe. Mas não pode ter acessos individuais à ERS. Precisamos de parceria para implantar isso e a conscientização de todos para que este plano seja bem recebido pela comunidade”, defendeu.

Também pelo Daer, Sivori Santi da Silva acrescentou que o Departamento possui estudos de tráfego feitos no trecho da ERS 155 diante da rodoviária e um plano mais funcional que obrigaria estado e município a dividirem responsabilidades. “Ter acessos das vias municipais diretamente à rodovia é inviável. Deviam desembocar em pistas laterais ou locais específicos para conversão”, reiterou Silva, lembrando que a implantação do plano depende de recursos e que a construção de pistas laterais é de responsabilidade da Prefeitura.

Neste sentido, Adalberto Noronha reforçou a necessidade de um plano emergencial para amenizar os riscos no local. “Não podemos esperar o segundo semestre do ano que vem para que se inicie o plano geral”, disse o vereador, que propôs uma reunião presencial com Prefeitura, Câmara, Daer e deputados para analisar o plano funcional e ver que pontos podem ser executados emergencialmente de modo a sanar o problema da segurança no trecho.

A preocupação com a urgência da adoção de medidas para sanar o problema também foi a tônica da manifestação do deputado Gerson Burmann (PDT). “Se houver a necessidade de construção de pistas laterais, isso pode levar 5 ou 7 anos”, alertou o parlamentar, que apoiou a ideia da realização de encontro para otimizar medidas emergenciais.

Jeferson reforçou a manifestação de Burmann e Noronha e lembrou que ainda há possibilidade de fazer suplementações orçamentárias neste sentido. “Temos deputados de 3 partidos aqui. Podemos acordar ajustes no orçamento estadual que garantam a execução das medidas que forem elencadas como necessárias para amenizar a situação da ERS. Perdemos uma vida ali, neste ano, mas cada vida importa”, destacou, reportando-se aos colegas Faisal Karam e Gerson Burmann.

Texto: Andréa Farias – MTE 10967

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