Sofia homenageia Tafa, primeira gaúcha da seleção brasileira de futebol feminino

A década de 1980 foi promissora para o futebol de mulheres. O decreto que limitava a participação oficial delas no futebol havia sido revogado em 1979 e sua prática passou a ser repensada e organizada por entidades do futebol. Foi nesse contexto que despontou Marcia Tafarel, a primeira gaúcha a integrar a Seleção Brasileira de Futebol Feminino, que recebeu nesta quinta-feira (16) a Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa do RS por iniciativa da deputada estadual Sofia Cavedon.

“Hoje representas a luta de todas as mulheres contra a discriminação, o sexismo, a violência, que ainda interditam seus talentos e tiram suas vidas” disse a deputada Sofia em sua manifestação. Ela ressaltou em sua fala a luta das mulheres para enfrentar o preconceito e construir um mundo igual. “Esta homenagem busca valorizar o protagonismo das mulheres no futebol feminino, a luta das mulheres para jogar o futebol”, enfatizou a parlamentar.

A homenageada Márcia de Tafarel destacou que “hoje estou sendo honrada com um reconhecimento que tantas meninas não conseguiram alcançar”. E questionou “por que o esporte não é ligado a Educação? Porque a gente não pode educar nossas crianças para ter mais empatia, mais entendimento para não cair em processos de degradação, que muitas vezes vemos acontecer com os adolescentes. A educação e o esporte têm que estar ligados um ao outro. Isso é primordial para o desenvolvimento das pessoas”, enfatizou a homenageada. Ela também agradeceu a sua mãe, Marlene, que mesmo sem ter a oportunidade de estudar lutou pelo empoderamento das mulheres e contra o preconceito. “Agradeço a medalha que vou compartilhar com as pioneiras e continuarei lutando para mais mulheres sejam empoderadas”, ressaltou Márcia

Silvana Vilodre Goellner, professora da UFRGS, afirmou que a homenagem é muito importante e faz uma reparação histórica às mulheres que contribuíram com o futebol no Brasil, ressaltando que Tafa representa hoje uma geração que abriu as portas para o futebol feminino e destacou a história recente do futebol de mulheres.

Márcia Tafarel – Tafa

Gaúcha, jogadora de futebol, era a única menina que jogava futebol na rua de seu bairro em Bento Gonçalves.

A trajetória futebolística de Márcia Tafarel iniciou em 1982 na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Tafa, como é conhecida no futebol, conta que nesse período era a única menina que jogava futebol na rua de seu bairro com vizinhos e amigos. Incentivada pela mãe, passa a buscar seu espaço no futebol.

Aos 13, Márcia participou de uma peneira em um clube de Bento Gonçalves; três anos depois, iniciou sua trajetória fora do RS, em um campeonato entre seleções estaduais em Campinas (SP). A partir daí Tafa deslanchou, participando do primeiro mundial na China, em 91, do mundial da Suécia, em 95, e dos Jogos Olímpicos de Verão de Atlanta, em 1996, primeira olimpíada do futebol feminino.

Texto: Marta Resing (MTE 5405)