Valdeci pede formalização do convênio do Hemocentro Regional como “presente de Natal” a Santa Maria

Foto Tiago Machado

Na última reunião ordinária do ano da Comissão de Saúde e de Meio Ambiente (CSMA) da Assembleia Legislativa, realizada na manhã desta quarta-feira, 15, o deputado Valdeci Oliveira (PT) fez um novo apelo ao governo estadual para que este concretize a assinatura do convênio entre a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com vistas a assegurar o funcionamento do Hemocentro Regional, com sede no município. “Sinceramente espero que, pelo empenho da secretária Arina Bergmann e da sua equipe, se possa garantir esse convênio antes do Natal ou do final de ano para que isso represente uma espécie de presente a Santa Maria e toda a Região Central do estado. É uma ação muito importante, fundamental e que estamos aguardando já há alguns meses”, disse Valdeci.

Desde o mês de maio, quando surgiram os primeiros indícios de que a unidade corria risco de ter suas atividades precarizadas, o parlamentar vem insistindo no tema na própria CSMA, seja com manifestações quase que semanais a respeito do assunto, seja com a realização de audiências e reuniões que contaram com a presença de representantes de diferentes segmentos da sociedade civil – imprensa, câmara de vereadores e entidades que militam na causa da saúde pública. “Aguardamos com muita ansiedade por essa possibilidade, já que a área da coleta e processamento do sangue é crucial para as políticas e para os atendimentos na saúde pública “, frisou.

A preocupação do parlamentar aumentou agora, pois a discussão acerca do novo convênio já vem desde o final do primeiro semestre deste ano. “Há sete meses que estamos nessa luta e há sete meses que o governo nos assegura que o fechamento ou a redução dos serviços do Hemocentro Regional não passavam de boatos. Mas o que vimos nesse período é que a preocupação da comunidade tem motivos para existir. Sem um convênio devidamente assinado pelas partes – estado e UFSM -, que substitua o anterior, que perdeu a validade já tem meses, o caminho natural é a redução ou precarização dos serviços. Só um novo convênio trará a segurança da permanência do funcionamento do Hemocentro Regional”, alerta o parlamentar.

Além de Santa Maria, o Hemocentro, criado em 2008 justamente para suprir a grande deficiência na produção de hemoderivados vivida pelos hospitais do Centro do estado, atende a mais de uma dezena de unidades de saúde que prestam atendimento às populações de outros 39 municípios. “As informações que nos chegam do governo do Estado é que a formalização do novo convênio ‘ está nos finalmente`. Pois que o desfecho, então, ocorra ainda em 2021”, afirma Valdeci.

Despedida
Na reunião do colegiado, Valdeci também aproveitou para se despedir dos colegas que integram a CSMA, pois, a partir de 31 de janeiro próximo, o parlamentar irá presidir a Assembleia Legislativa durante todo o ano de 2022. Desde que assumiu seu primeiro mandato como deputado estadual, em 2011, Valdeci é membro efetivo da Comissão, tendo sido presidente do colegiado entre 2015 e 2016. “Foi um aprendizado muito grande, uma experiência que vou levar para toda a vida, um período em que tive muitos parceiros e parceiras na defesa do SUS, da vida, do meio ambiente, da cidadania e das pessoas que precisam da atenção do poder público”, pontuou o parlamentar. “Aqui nesta Comissão muita luta fizemos pelo Hospital Regional de Santa Maria, pela Casa de Saúde, pelas vacinas, pelo enfrentamento da covid-19 e pelo próprio Hemocentro. Saio com saudades e com o compromisso de, na presidência do Parlamento, dar todo o apoio necessário para que a Comissão de Saúde continue sendo uma referência para a sociedade gaúcha”, finalizou.

Texto: Tiago Machado (MTE 9415)