Como forma de homenagear o empenho e dedicação dos profissionais de saúde junto à população, o que ficou ainda mais evidente durante a pandemia do covid-19, o mandato do deputado Valdeci Oliveira (PT) outorgou a Medalha da 55ª Legislatura do Parlamento gaúcho ao Conselho Regional de Farmácia do RS (CRF). A concessão da honraria, de acordo com o parlamentar, presta um reconhecimento ao importante trabalho desenvolvido pelo CRF em defesa da sociedade e também destaca a postura colaborativa e propositiva da instituição frente aos desafios sanitários enfrentados pelo estado e pelo país. “Essa medalha é uma honraria singela, mas muito verdadeira. Neste momento de pandemia, que trouxe mudanças radicais para todos nós, os farmacêuticos e as farmacêuticas estiveram na linha de frente de forma excepcional, dando orientação e atenção necessárias à sociedade como um todo. E o Conselho Regional contribuiu muito para que isso fosse possível”, destacou Valdeci durante seu discurso na sede do Conselho.
Na solenidade, realizada na sede do CRF, em Porto Alegre, o deputado também destacou algumas ações conjuntas que o seu mandato e o Conselho já desenvolveram, caso da Semana Estadual de Conscientização sobre o Uso Racional de Medicamentos, que acontece anualmente entre os dias 5 e 11 de maio, e a Lei estadual 15.346, que estabelece a farmácia como estabelecimento de saúde e regulamenta a realização de uma série de atividades nos respectivos estabelecimentos, como execução de procedimentos de inalação e nebulização, comercialização e aplicação de vacinas e soros, acupuntura e a permissão para venda de produtos como óleos para aromaterapia, florais industrializados, sprays, aromatizadores, entre outros.
Valdeci aproveitou a oportunidade para fazer uma defesa radical da ampliação dos recursos destinados à saúde pública. “Precisamos, cada vez mais, principalmente nesse período de pandemia e pós-pandemia, continuar reforçando a necessidade de se ampliar o financiamento do Sistema Único de Saúde. O SUS é pressionado diuturnamente por conta de uma demanda reprimida que já existia antes, se avolumou agora e será ainda maior no cenário de pós-pandemia, pois o sistema deverá absorver tudo o que estava parado, além do tratamento das sequelas deixadas pelo vírus na população”, avaliou.
A presidente do CRF, Silvana de Vargas Furquim, agradeceu a honraria e reforçou a qualidade da parceria estabelecida pela entidade com a Assembleia Legislativa por intermédio, principalmente, do trabalho de Valdeci. “Mantemos uma forte presença em todos os espaços disponíveis, como Assembleia Legislativa e Congresso Nacional, para construir leis que promovam e ampliem a nossa profissão e a saúde pública, como as leis de autoria do deputado Valdeci”, exemplificou ela.
A dirigente citou ainda o empenho do Conselho no combate a obstáculos que acarretam retrocessos à profissão, como a venda de medicamentos em supermercados, a substituição de farmacêuticos em forma presencial por remota nos estabelecimentos e a graduação dos profissionais de saúde via ensino a distância (EaD), este último com apoio do mandato de Valdeci, que apresentou o projeto de lei 140/2017 para vedar essa prática no Rio Grande do Sul. “Obrigado pela parceria, deputado. Vamos continuar trabalhando e propondo alternativas que envolvam a nossa profissão e tragam benefícios à população gaúcha”, finalizou a dirigente.
Texto: Marcelo Antunes (MTE 8.511)