Edegar Pretto participa de homenagem ao Comung

Ato reconheceu os 25 anos da instituição que representa as Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul

Um ato realizado na manhã desta segunda-feira (13), no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa, homenageou o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). A proposição do presidente da AL, Gabriel Souza (MDB), é um reconhecimento à importância do Comung para a educação, à ciência e à pesquisa no estado.

O deputado Edegar Pretto (PT) prestigiou a homenagem, que foi recebida pelo presidente do Comung, reitor Evaldo Kuiava, da Universidade de Caxias do Sul. Para Edegar Pretto, as universidades são a principal fonte de conhecimento que, além de garantir o desenvolvimento das pessoas, possibilitam as maiores descobertas e evoluções da humanidade. “É muito gratificante ver a valorização dessas instituições, num momento em que a ciência e a pesquisa têm sido negadas e questionadas pelo próprio Governo Federal, o que é lamentável”, pontuou.

Para Kuiava, o reconhecimento do parlamento estadual à caminhada de 25 anos do Comung é muito importante para a valorização da instituição que reúne as universidades que tanto contribuem para o desenvolvimento do estado. “Todas as instituições do grupo nasceram com essa missão e queremos estreitar a nossa relação junto ao legislativo e ao governo do Estado para que possamos fortalecer esse setor e dar respostas mais efetivas para a sociedade através da pesquisa, do ensino e da prestação de serviços, principalmente na área da educação e da saúde, tendo em vista que nós temos vários hospitais, nos quais somos gestores”, ressaltou.

Hoje, o Comung representa uma série de conquistas para as instituições nas suas diversas áreas de atuação: ensino de graduação e de pós- graduação; pesquisa; extensão; gestão; tecnologia, inovação e empreendedorismo; e políticas públicas para educação e saúde, entre outras, com parcerias históricas e efetivas.

Também participaram do ato, o vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, deputado Beto Fantinel (MDB); reitores e representantes de 10 universidades que fazem parte do Comung.

​​Texto: Leandro Molina (MTE 14614)