Rede Estadual de Ensino: Escola Toyama é mais uma com problemas sérios

Foto Amanda Zulke
Ginásio interditado há cinco anos, com parede solta, telhas quebradas e infestação de pombas, transmissoras de doenças. Galeria de esgoto a céu aberto. Biblioteca fechada, sem mediador de leitura. Banheiros com azulejos caindo e caixa d’água estragada. Essa é a situação da Escola Estadual de Ensino Fundamental Toyama, localizada no Jardim Itu, Porto Alegre.

Em visita à escola, a deputada estadual Sofia Cavedon foi recebida pela diretora Marcia Reda e a professora Gislaine Fraga Medeiros, que relataram ainda que a pracinha não dá para usar, pois os brinquedos estão quebrados, além de conviver com problemas de segurança. A escola já foi assaltada mais de uma vez.

“Desde 2015 a escola não pode usar o ginásio, foi interditado, o governo fez um projeto, licitação, contratou empresa, mas demorou tanto para chamar a empresa que não teve continuidade. Essa é a forma como o governo foi driblando e não realizando as obras de manutenção que as escolas precisam; então um problema que era no telhado, vira outro na parede, que vira um problema no piso, que molhou, e assim vai” denúncia a deputada.

A Toyama foi criada na década de 70, com espaços doados pelo Consulado do Japão. Atualmente atende 200 alunos.

Texto: Marta Resing (MTE 5405)