Após diálogo, o grupo chegou a dois encaminhamentos. O primeiro dá conta da necessidade de diálogo com os profissionais da educação especial que atendem os serviços de Educação Precoce e Psicopedagogia Inicial – estes reclamavam da falta de abertura ao diálogo. Conforme a professora Cintia Leão, da coordenação do Fórum pela Inclusão Escolar, é preciso discutir Educação Especial urgentemente. “Precisamos fazer essa discussão, trazer números, saber o que essa gestão espera da educação inclusiva”. Neste sentido, a deputada Sofia pautou a situação nos Assuntos Gerais da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, na última semana, e a própria agenda na Smed. Os participantes da reunião acordaram que é urgente buscar a qualificação da política de atendimento à educação especial, Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.
Na quarta-feira, dia 1, a deputada estadual Sofia Cavedon (PT) e representantes do Fórum pela Inclusão Escolar estiveram em reunião com a secretária municipal de Educação de Porto Alegre, Janaina Audino. A comitiva explicou as dificuldades vivenciadas frente a alterações nos critérios para matrículas na rede municipal e na transição dos alunos da Educação Especial em atendimento de Educação Precoce (EP) e Psicopedagogia Inicial (PI).
Integrantes do Fórum levaram à equipe da Smed a preocupação de mães, pais e avós de alunos com dificuldades especiais, uma vez que as crianças possam ter interrompidos seus processos de aprendizado e acompanhamento psicopedagógico, lidando com a incerteza de vagas, mudanças de endereço escolar e dúvidas sobre acompanhamento especializado nas turmas.
O segundo encaminhamento da reunião diz respeito ao prazo de divulgação das matrículas. A deputada vai solicitar reunião com a Central de Vagas da Seduc/RS para tentar reduzir o prazo entre a data de inscrição e a divulgação das matrículas, que atualmente está anunciada para daqui há um mês, em 31 de dezembro. “A ideia é que se reduza para 15 dias, no mínimo, para que as instituições possam ter mais tempo para fazer a transição entre as escolas de Educação Infantil para a Educação Fundamental, uma das demandas trazidas pelo Fórum”, explica Sofia.
Texto: Amanda Zulke (Mtb 14474)