Duplicação da 287: empresa Sacyr vai receber reivindicações da Região Central

As questões em torno da duplicação e pedagiamento da RSC-287 serão abordadas nesta quarta-feira, 24, às 9h30min, em audiência na Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs). A informação foi confirmada nesta terça-feira, 23, pelo deputado Valdeci Oliveira (PT), durante reunião ordinária da Comissão de Assuntos Municipais (CAM) da Assembleia Legislativa. De acordo com Valdeci, essa será a primeira reunião oficial para tratar das demandas da Região Central (antecipação das obras de duplicação e mudança do local da praça do pedágio no Distrito de Palma, entre Santa Maria e Restinga Seca) que contará com a presença da empresa Sacyr, que detém a concessão da 287 pelos próximos 30 anos. Participarão do encontro, organizado pela Comissão de Defesa do Consumidor do parlamento gaúcho, representantes da própria Agência, da empresa Sacyr (responsável pelas obras), da Secretaria Estadual de Parceiras e da comissão formada por lideranças políticas e empresariais de Santa Maria e da Região da Quarta Colônia.

“Trata-se de um tema da maior relevância e que precisa ser muito bem discutido. Estamos buscando o diálogo em todos os espaços e aproveitando todos canais de negociação disponíveis”, afirma o deputado, que tem colocado o tema como uma das pautas prioritárias da Região Central gaúcha, tendo proposto e participado de audiências públicas (como a de 15/10, no Recanto Maestro, em Restinga Seca, com mais de 200 pessoas), de discussões na Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), discutido o assunto com a Casa Civil do governo estadual e mantido reuniões periódicas com moradores e produtores rurais da Quarta Colônia, classes política e empresarial de Santa Maria e demais localidades da região que serão afetadas pelas obras.

Nova audiência pública
“O importante é estarmos todos unidos. São muitos os movimentos que estão sendo feitos nesse sentido e quantos mais forem realizados melhor será para mobilizarmos a sociedade e convencermos tanto a empresa como o próprio governo, por meio da Agergs, e chegarmos a um denominador comum com vistas ao atendimento das reivindicações da população”, destacou Valdeci, ao votar na CAM favoravelmente à realização de uma nova audiência pública, esta proposta pelo colega Beto Fantinel, para tratar dos impactos da concessão e duplicação da RSC- 287 entre os municípios de Novos Cabrais e Santa Maria.
Texto: Marcelo Antunes (MTE 8.511)