Nesta quarta-feira (24), às 18h15, a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo, presidida pelo deputado estadual Zé Nunes (PT), realiza audiência pública com o objetivo de debater as perspectivas do Banrisul na conjuntura do mercado bancário brasileiro e a possibilidade de venda ou operação financeira envolvendo a subsidiária Banrisul Cartões S.A. Para participar do evento é só acessar https://alergs.webex.com/alergs/j.php?MTID=m7ba5f996a17ea57adf4ec6bf87267ee6
A Banrisul Cartões S.A. administra a rede Vero e a emissão de cartões de benefícios e empresariais BanriCard, contando com 143,5 mil estabelecimentos credenciados ativos e 6,3 mil convênios ativos, respectivamente, em dezembro de 2020.
Para Zé Nunes, que também preside a Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público, a importância da Banrisul Cartões pode ser medida pela sua participação no lucro líquido do Banrisul consolidado. Entre 2015 e 2020 a Banrisul Cartões foi responsável por 24% dos lucros do Banrisul. “Tendo em vista que já houve uma tentativa de abertura de capital em 2018, que não se efetivou, resultado na perda de valor de mercado da companhia e a posição de fragilidade em que a Banrisul Cartões S.A. pode vir a se encontrar em caso de venda para algum competidor, inclusive com perda de controle acionário por parte do Governo do RS, verifica-se a importância de um debate amplo e transparente a respeito de nova operação financeira evidenciada pelo Fato Relevante anunciado pelo presidente do banco”, argumentou.
Texto: Marcela Santos (MTE 11679)