Bancada do PT participa do plebiscito popular que começa neste sábado

Gaúchos e gaúchas decidem o futuro do Rio Grande a partir deste sábado em plebiscito popular

 

A partir deste sábado (16) até o dia 24, o povo gaúcho poderá dar a sua opinião sobre as Privatizações no Rio Grande do Sul e a bancada do PT na Assembleia Legislativa está atuando na divulgação. A consulta é uma iniciativa construída democraticamente com a participação de centrais sindicais, federações e sindicatos de trabalhadores, movimentos sociais e partidos de esquerda a partir da aprovação da emenda constitucional na Assembleia Legislativa, que retirou a obrigatoriedade de fazer um plebiscito sobre a privatização do Banrisul, da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs).

O plebiscito era uma condição incluída na Constituição Estadual, em 2002, como forma de ouvir a população, após a onda de privatizações feitas pelo governador Antonio Britto (MDB). Como foi banido pela maioria da assembleia Legislativa, com votos contrários das bancadas do PT, PSOL e PDT, a proposta de um plebiscito popular foi construída a partir de uma série de debates que resultaram na organização de comitês municipais e regionais e a partir deste sábado, cada gaúcho e gaúcha poderá se manifestar em cédulas e depositar o seu voto em urnas coletoras ou então se cadastrar e votar pela internet a favor ou contra a venda das empresas públicas.

Segundo o deputado Fernando Marroni, líder do PT na Assembleia Legislativa, o plebiscito é uma importante ferramenta da democracia que precisa ser respeitado, ainda que o parlamento, por meio da maioria dos deputados da base aliada do governo Leita não concordem. “Precisamos ouvir a vontade população sobre a venda do patrimônio gaúcho. Em junho a Assembleia retirou esse direito que era previsto na nossa Constituição Estadual, mas acredito que essa iniciativa das Centrais Sindicais é uma bela oportunidade de ouvir o nosso povo”, sentencia.

Para votar, basta acessar o site https://decidimrs.com.br. Outra opção é procurar um dos locais que estarão com urnas disponíveis Para saber onde tem uma perto de você entre no site www.plebiscitopopular.com.br. Podem votar todos os gaúchos e gaúchas maiores de 16 anos, mediante apresentação de um documento de identidade com foto.