Projeto de Zé Nunes declara a Região Turística Imperial Carbonífera, como relevante interesse turístico, histórico e cultural para o RS

Raquel Wunsch

0 Comment

Bancada Estadual

Para fortalecer o turismo e fazer uso das suas características naturais, culturais e históricas, criando formas de atração de visitantes, o deputado estadual Zé Nunes (PT), protocolou nesta quarta-feira (22), Projeto de Lei nº 305/21, de sua autoria, que declara a Região Turística Imperial Carbonífera, como de relevante interesse turístico, histórico e cultural para o Rio Grande do Sul. Comitiva da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (ASMURC) da região esteve no gabinete para acompanhar o ato: Alexandre Souto, Elimar Araújo Vale, Isolda Dutra, Lindisnei da Silva Telier, Matheus Espinoza, Suelen Beck e Tatieli Ribeiro.

“O turismo é fator de desenvolvimento econômico de países no mundo todo. No Brasil, são muitos municípios que têm a sua economia baseada no turismo.  Fortalecê-lo, portanto, é fazer desenvolvimento com geração de empregos e renda local e regionalmente, pois o turismo impulsiona pequenos negócios com produtos e serviços de restaurantes, bares, hotéis, agroindústrias, mercados, postos de combustíveis e comércio em geral. Desta forma, fortalece a arrecadação de impostos e novos investimentos públicos e privados, fazendo a roda da economia girar”, explica o parlamentar.

Este projeto busca também valorizar a ASMURC, que está empenhada em criar caminhos endógenos para o desenvolvimento da região. Integram a Associação os seguintes municípios:  Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Butiá, Charqueadas, Eldorado do Sul, General Câmara, Minas do Leão, São Jerônimo e Triunfo, que juntos, apresentam um belo potencial a ser explorado.

Texto: Marcela Santos (MTE 11679)

Tags: