Curso de formação de Articuladoras de Práticas Pedagógicas tem base na Lei 15.484/2020
Com mais de 300 inscrições iniciou neste sábado (28) o webinário “Mulheres: a História que temos e a Escola que queremos” realizado através de curso de extensão da Unipampa e baseado na Lei Estadual 15.484, de julho de 2020 iniciativa da deputada estadual Sofia Cavedon (PT) construída coletivamente.
O curso formará Articuladoras de Práticas Pedagógicas para a valorização de mulheres e meninas no sentido da implementação da Lei dará base legal à educação não sexista nas redes de ensino e estimula municípios a terem leis próprias, como é o caso de Nova Hartz, Cruz Alta e Sapiranga, destaca a Deputada.
Na abertura Sofia ressaltou a parceria que possibilitou a formação, com certificação, que contou com apoio e organização do seu Mandato junto com a Unipampa, PUCRS, UFRGS, Movimento Kizomba da juventude, Coletivo Elza Soares, direções de escolas estaduais, redes municipais de Porto Alegre e Nova Santa Rita, SOF (Sempreviva Organização Feminista) e Institutos Federais (IFs).
As próximas aulas ocorrerão em 25 de setembro, 30 de outubro e 27 de novembro (sábados), das 8h30 às 11h30. Os encontros abordarão os temas: Aprendendo a ver, aprendendo a libertar! Constructos sociais do afeto, da família e do trabalho; Escola: Leituras e escrituras de mulheres, jovens e meninas; e A voz e a vida das mulheres: quem comunica, acolhe e protege?.
Curso
Na primeira mesa o curso abordou “Nós, Mulheres: a História que temos e a Escola que queremos” que analisou o processo histórico de constituição das expectativas e condicionantes da mulher na sociedade, estimulando o desenvolvimento do protagonismo das mulheres, jovens e meninas nas comunidades escolares.
Natalia Pietra Méndez, professora, doutora em História e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas de Gênero e História (GENHI) do IFCH/UFRGS, falou sobre os aspectos históricos em torno da violência de gênero, a compreensão deste conceito e sua inserção dentro de uma sociedade patriarcal. Apresentou um histórico de como a sociedade brasileira se alicerçou no sistema patriarcal – racista e heteronormativo – refletindo sobre como a violência de gênero se institui como uma prática recorrente que tem dois objetivos: a manutenção/reiteração das masculinidades desejáveis; a disciplina/controle/punição e desumanização das mulheres.
Suzana Cavalheiro, professora e líder do grupo de pesquisa “Tuna: gênero, educação e diferença” da Unipampa, Doutora em Antropologia Social pela UFSC, e integrante da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Associação Brasileira de Antropologia, apresentou a história das mulheres, suas culturas e escolarização, a sobrecarga no trabalho, na escola.
Mariglei Dias, quilombola da Comunidade Rincão da Chirca, pedagoga, liderança comunitária, acadêmica do Curso de Educação do Campo (Unipampa) e Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aracy Vieira do Amaral, de Rosário do Sul, relatou o processo de sua trajetória como exemplo mostrando a realidade da mulher e valorizar a luta.
Dora Erguy, estudante de fotografia da Universidade de Caxias do Sul, diretora de mulheres da União Estadual das/dos Estudantes (UEE/RS), expôs inúmeras situações de que ocorrem dentro da escola, muitas com a concordância e conivência da comunidade escolar “passam a mão por cima de assédio, por exemplo”, afirmou a estudante, que considerou a iniciativa do curso como um exemplo a seguir para avançar no debate e nas ações.
Programação
Encontro 2 – 25 de setembro
Aprendendo a ver, aprendendo a libertar! Constructos sociais do afeto, da família e do trabalho.
– Painelistas:
Jane Felipe – UFRGS
Edla Eggert – PUCRS
Carolina Chagas Schneider – Professora Rede Municipal de Porto Alegre
Nalu Faria – SOF Sempreviva Organização Feminista – SP
Encontro 3 – 30 de outubro
Escola: Leituras e escrituras de mulheres, jovens e meninas
– Painelistas:
Ana Cristina – UNIPAMPA
Marcela Richter – UNIPAMPA – Jaguarão
Jaqueline Quadrado – UNIPAMPA – São Borja
Ana Rafaela Alonso Console – Professora da Rede Municipal e Assentada de Nova Santa Rita
Eduarda Milena da Silva – Coletivo Feminista Elza Soares
Encontro 4 – 27 de novembro
A voz e a vida das mulheres: quem comunica, acolhe e protege?
– Painelistas:
Gládis Kaercher – UFRGS
Rubya Mara Munhoz de Andrade – TAE Reitoria UNIPAMPA
Denize Groff – E se Fosse com Você? Sapiranga
Letícia Grindri – ONG AMORAS
Texto: Marta Resing (MTE 5405)