Zé Nunes critica a venda da Corsan e a regionalização do saneamento

Da tribuna, nesta terça-feira (10), o deputado estadual Zé Nunes (PT) alertou prefeitos e vereadores gaúchos sobre o que poderá acontecer com a disposição do governador Eduardo Leite de privatizar a Corsan. “As consequências que virão caso essa medida antidemocrática, ilegal e sem sustentação jurídica seja concretizada são assustadoras”, avaliou.

Para o parlamentar, a decisão de privatizar a Corsan e a criação das unidades regionais de saneamento não se sustenta. “Leite prometeu para a população a universalização dos serviços de água e esgoto, especialmente para as pequenas e médias cidades, a partir da privatização. Isso é uma mentira grosseira. Todos sabemos que universalizar o tratamento de esgoto necessita de investimento em saúde pública. Sem contar que para fazer qualquer processo na área de saneamento, é preciso discutir com a população, o que não houve”, criticou.

O argumento do governo de ganhar escala foi questionado pelo deputado. “A Corsan já atende 317 municípios, portanto já ganha em escala”, contestou. A necessidade de garantia da viabilidade técnica, econômica e financeira também foi derrubada pelo parlamentar, que defende que os investimentos sejam feitos na Corsan.

Texto: Marcela Santos (MTE 11679)