Instituída a Rota do Mel nos Campos de Cima da Serra

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (11), o Projeto de Lei nº 282/20, de autoria do deputado estadual Zé Nunes (PT), que institui a Rota do Mel dos Campos de Cima da Serra. Os municípios desta região têm base econômica na agricultura, na pecuária e no turismo, e são conhecidos por produzirem mel de alta qualidade, já que se localizam numa região rica em natureza, com campos e área significativa de mata nativa. “Com esta proposta, pretendemos fortalecer as organizações produtivas dos apicultores e meliponicultores, promover o turismo regional como atividade econômica, bem como o desenvolver a integração dos municípios, fortalecer a agricultura sustentável e contribuir para a conservação do meio ambiente”, defendeu Zé Nunes.

Nesta região se produz vários tipos de mel com qualidade reconhecida no mercado nacional e internacional, como o mel de melato da Bracatinga, um mel escuro, diferenciado, de alta qualidade. Também se produz o mel branco, de cor clara e de sabor diferenciado. Além de outros tipos de mel silvestre, de espécies arbóreas cultivadas, campestres e agrícolas. A apicultura migratória também está presente na região.

Segundo o deputado, os municípios dos Campos de Cima da Serra constroem sua economia e a sua identidade tendo a apicultura como setor importante. “Há potencial de ampliar a produção de mel e associá-la ao turismo e à gastronomia para gerar postos de trabalho e desenvolvimento”, explicou.

Texto: Marcela Santos (MTE 11679)