Ceuaca: Governo propõe outro prédio até resolver situação da Casa

Raquel Wunsch

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Bancada Estadual
Foto Aline Seixas

A reabertura da Casa do Estudante em Porto Alegre – Ceuaca – foi mais uma vez pauta na agenda da deputada estadual Sofia Cavedon (PT), que luta junto com os e as estudantes pela para que a Casa seja reaberta.

Nesta sexta-feira (30) em audiência virtual com o governo do Estado, Ministério Público, estudantes e mandato da deputada, uma nova proposta foi apresentada por parte do Poder Executivo. Conforme Sofia, o secretário de Obras e Habitação, José Stédile, propôs ceder um prédio no centro da cidade enquanto a situação da Ceuaca seja resolvida. “O governo considera muito onerosa a reforma na Casa e se dispõe a ceder um prédio de quatro andares, na rua dos Andradas, que só precisaria de uma adaptação para os quartos”, destaca a parlamentar.

Na próxima quarta-feira (04/8) haverá nova reunião, às 11h, desta vez presencial na Secretaria de Obras. A direção da Ceuaca levará os documentos que possui sobre a Casa para serem anexados ao processo e, após, visitarão o prédio sugerido pelo governo.

Além da deputada estadual Sofia Cavedon, do Secretário de Obras, José Stédile, participaram do encontro Luís Lamb, secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia; Heriberto Roos Maciel, promotor de Justiça da Habitação da Ordem Urbanística do Ministério Público Estadual (MPE); Leonardo Beroldt, reitor da Uergs; Lucas Kaique, presidente da Ceuaca; Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Em 2014 cerca de 80 estudantes fizeram um acordo com o governo do Estado, que envolveria a saída dos moradores para que o prédio da Ceuaca passasse por reformas na edificação. A interdição ocorreu por falta de segurança, por ação do Ministério Público Estadual. Depois que os trabalhos fossem concluídos o local seria reaberto aos alunos. Desde que a casa foi desabitada, os estudantes passaram a receber um aluguel social e foram transferidos para outros imóveis. O governo do Estado não vem pagando o aluguel dos imóveis, forçando o despejo dos estudantes.

Texto: Marta Resing (MTE 5405)

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