Pelo Fora Bolsonaro, movimentos sociais fazem 10J solidário

Raquel Wunsch

0 Comment

Bancada Estadual

Neste sábado, 10, enquanto o presidente Bolsonaro realiza sua motociata pela capital gaúcha, os movimentos que defendem o impeachment promovem o 10J solidário. Organizada pela Frente Brasil Popular RS, o Comitê Popular de Enfrentamento à Covid de Porto Alegre e pelas Centrais Sindicais, a ação contará com um drive thru de arrecadação de alimentos, que funcionará das 9h às 14h, em frente ao Simpa, na rua João Alfredo, 61, junto com uma cozinha comunitária que deverá produzir em torno de 300 quentinhas. Além disso, outras três cozinhas comunitárias serão instaladas nos bairros Farrapos, Cruzeiro e Glória.

Da cozinha instalada na João Alfredo, às 11h, partirá o grupo de motoboys e motogirls da solidariedade, que levará as quentinhas para distribuição para moradores de rua. Os alimentos para produção das quentinhas serão doados pelo Movimento Sem Terra, responsável, também, pela organização das cozinhas nos bairros. Além disso, o MST vai doar uma cesta básica para cada motoboy e motogirl cadastrado que participar das entregas das quentinhas.
Integrante do Comitê Popular, Silvana Conti destaca “o povo quer comida no prato, vacina no braço, auxílio emergencial de $600, emprego e não um desfile de ostentação do presidente”. Para o presidente da CUT/RS, Amarildo Cenci, os movimentos sociais, que colocaram 70 mil pessoas nas ruas de Porto Alegre no 3J, avaliam que a melhor maneira de repudiar a campanha antecipada de Bolsonaro é estendendo a mão para as famílias trabalhadoras que passam fome. “As motociatas de Bolsonaro são um deboche à dor do povo brasileiro, que chora mais de 500 mil mortes”, critica.

Já Cedenir Oliveira, da coordenação da Frente Brasil Popular RS, lembra que as atividades deste sábado irão mostrar quem está ao lado de quem. “Enquanto Bolsonaro vai concentrar motões na Fiergs, templo da burguesia gaúcha, nós estaremos nas vilas, ao lado dos pobres e dos famintos”, compara.

Haverá uma transmissão coletiva pelo Facebook, das 11h às 12h, através da Rede Soberania, Brasil de Fato, Frente Brasil Popular RS, Centrais Sindicais e parcerias, para divulgar o dia da solidariedade dos movimentos em Porto Alegre em defesa da vida e da democracia.

Texto: Ademir wiederkehr – Mtb – 5126

Tags: