Comissão de Finanças rejeita parecer contrário à indicação de Odacir Klein para direção do Badesul

Comissão de Finanças rejeita parecer contrário à indicação de Odacir Klein para direção do Badesul

Durante arguição PL 59/2021 entrou na pauta com Klein.

Reprodução TV AL

A Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle realizou, nesta segunda-feira (21), reunião extraordinária para arguição pública de Odacir Klein, indicado pelo Governo do Estado para o cargo de diretor-presidente do Badesul Desenvolvimento S.A – Agência de Fomentos/RS. O parecer contrário do relator, deputado Giuseppe Riesgo (Novo), foi rejeitado por 10 votos a 1 e por consequência foi escolhido novo relator que agora segue com deputado Frederico Antunes (PP). A bancada petista, representada pelo líder, deputado Pepe Vargas e o vice-líder, deputado Luiz Fernando Mainardi votaram contra o parecer.

Antes da leitura e votação do parecer, Odacir Klein expôs, resumidamente, seu currículo profissional e político. Na sequência, o indicado respondeu a questionamentos dos parlamentares.

O deputado Mainardi reconheceu a trajetória de Klein. “Aqui tem um deputado de oposição que reconhece um homem de grandeza significativa, e rara eu diria, por onde passou”. Ele lembrou que o atual secretário de Estado, Edson Brum, afirmou que está trabalhando em um programa de financiamento subsidiado semelhando ao apresentado pela bancada petista.

Pepe se somou as manifestações dos colegas sobre a vida pública e experiência no sistema financeiro do arguido. “Entendemos que o Leite foi eleito pelo voto popular e tem todas as condições de indicar alguém e que tem todas as condições de exercer o cargo”.

Porém, o parlamentar fez referência a hipótese de que o então secretário Edson Brum coloca de apresentar um projeto de lei “exatamente igual ao da bancada. Ontem, notícia veiculada na imprensa diz que está sendo gestado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico um programa de subsídio dos juros de empréstimos contratados por micro e pequenas empresas e a gestão do programa ficaria a cargo do Badesul ou do BRDE como o senhor avalia essa proposta?”. Klien respondeu que entende ser muito importante e reconheceu a necessidade do Fundo Garantidor.

Klein é advogado e técnico em Contabilidade pela Universidade de Passo Fundo. Foi prefeito e vereador de Getúlio Vargas, deputado federal por quatro mandatos, diretor de Recursos Humanos do Banco do Brasil, presidente do Banrisul, ministro dos Transportes, diretor-presidente do BRDE e secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Irrigação.

PL 59/2021

A bancada do PT protocolou, ainda em junho, o Projeto de Lei número 59/2021, um programa de subsídio de juros e o Fundo de Garantia de Crédito que deve ser financiado pelo governo do estado para despesas operacionais (salário dos funcionários, pagamento de contas como água, luz, aluguel, compra de matérias primas, mercadorias, entre outras) sendo proibido o uso dos recursos para distribuição de lucros e dividendos. O público alvo são profissionais autônomos, microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas e economia solidária.

Texto: Raquel Wunsch (MTE 12867) com informações da Agência de Notícias ALRS