domingo, 24 novembro

Numa articulação com o deputado federal Henrique Fontana, o deputado estadual Zé Nunes (PT), garantiu duas emendas no valor de R$ 150 mil cada para o setor pesqueiro. Ambas estão sendo destinadas para projeto de monitoramento da pesca do bagre, que será realizado pela Furg.

“Somos favoráveis à liberação de uma pesca monitorada, sustentável e racional do bagre do bagre, porém, consideramos equivocada a maneira que ela foi proibida, pois não houve uma consulta ou pesquisa junto aos pescadores sobre a extinção desta espécie, afinal, eles são peças fundamentais nesta situação”, defendeu o parlamentar.

A luta de Zé Nunes, que coordena a Frente Parlamentar em Defesa do Setor Pesqueiro vem desde o início da proibição. “Sabemos da importância do bagre como recurso econômico para a pesca artesanal no estuário da Lagoa dos Patos, pois complementa a renda obtida com as demais safras que sustentam as comunidades. Porém, estamos buscando que novos estudos sejam feitos para confirmar a situação desta espécie, já que os existentes são antigos”, completou.

Texto: Marcela Santos (MTE 11679)

Compartilhe