segunda-feira, 25 novembro
Foto Reprodução TV ALRS

Na reunião desta terça-feira (01) da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa a deputada Sofia Cavedon foi escolhida a nova relatora da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 274/2019, após o parecer do deputado Fábio Ostermann (Novo), não ser aceito pelo Colegiado. O parecer favorável do deputado foi rejeitado com cinco votos contrários e quatro favoráveis. A PEC 274/2019, de autoria do deputado Eric Lins (DEM) e mais 22 parlamentares, estabelece a obrigatoriedade da prestação de ensino fundamental completo para criação de escolas na rede pública.

Ao defender sua posição contrária ao parecer favorável, a Sofia disse que a tentativa de mudança no texto constitucional não tem fundamentação pedagógica ao fragilizar exigências do Conselho de Educação.

PEC 274/2019 – http://www.al.rs.gov.br/legislativo/ExibeProposicao/tabid/325/SiglaTipo/PEC/NroProposicao/274/AnoProposicao/2019/Origem/Px/Default.aspx

Representação

Também na audiência a Deputada cobrou a falta de representantes da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) nas reuniões e audiências públicas da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa. Sofia afirmou que considera um desrespeito ao parlamento a ausência da Seduc nos encontros.

Finalizando, a deputada saudou o primeiro dia de vacinação dos trabalhadores em escolas no Rio Grande Sul. “Um momento histórico”, destacou. Sofia foi uma das pioneiras na luta pela #VacinaEducação de todos os trabalhadores que estão dentro das escolas.

Texto: Marta Resing (MTE 5405), com informações da Agência de Notícias ALRS

Compartilhe