Como coordenador da Frente Parlamentar da Economia Solidária da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Zé Nunes (PT) interveio junto ao prefeito de Porto Alegre, Sebastião Mello, em defesa dos catadores de materiais recicláveis da capital gaúcha. O prefeito multiplicou as autuações a esses trabalhadores, alegando que estão descumprindo as restrições de funcionamento, já que apenas o Departamento Municipal de Limpeza Urbana pode fazer a coleta, o transporte e a destinação dos resíduos recicláveis colocados na rua.
O parlamentar solicitou que ele considere o momento que passa o nosso país, de pandemia e aumento do desemprego, da fome e da miséria. “É inaceitável nesse período tão difícil penalizar ainda mais as pessoas pobres que lutam pela sobrevivência. Esperamos concordância com nosso pedido, já que no mesmo sentido, o prefeito tem acolhido o pleito do empresariado, dos lojistas e dos empreendedores”, defendeu Zé Nunes.
O deputado tem acompanhado com preocupação a situação social e econômica dos catadores, bem como o tratamento que estes trabalhadores vêm recebendo do poder público municipal. “Consideramos uma injustiça penalizar as famílias de catadores, que arriscam as suas vidas com o único objetivo de sustentar as suas famílias, proporcionando o básico que é a alimentação”, finalizou.
Texto: Marcela Santos (MTE 11679)