segunda-feira, 25 novembro
Reprodução TV AL
Na manhã desta terça-feira a deputada Luciana Genro apresentou à Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia relatório favorável ao Projeto de Lei 335/2019, de autoria do deputado Fernando Marroni (PT) que institui a Semana Maria da Penha nas Escolas, a ser realizada anualmente no mês de novembro no Estado do Rio Grande do Sul.
Acreditamos no potencial do projeto em conscientizar desde cedo nossas crianças, tanto meninas quanto meninos, para identificar atos de discriminação contra o gênero feminino e também para que conheçam os direitos que as mulheres possuem para se defender de casos de violência.
O projeto foi discutido por colegas parlamentares, que elogiaram a iniciativa. “Excepcional, pois ainda infelizmente precisamos mostrar o óbvio na nossa sociedade, e às vezes o óbvio é o mais difícil de ser visto, porque não podemos esperar chegar a idade adulta, um caso de agressão para que uma mulher vá até uma delegacia e conheça os seus direitos”, disse o deputado Issur Koch (PP), que também é professor e acredita que a vivência escolar e as trocas que ocorrem entre os estudantes são importantes para replicar esse conhecimento entre si e dentro de casa com as suas famílias.
A deputada Fran Somensi (Republicanos) também elogiou: “é nas escolas que a gente precisa levar as informações para que os nossos filhos, os nossos jovens, possam dentro de casa mostrar a diferença que pode ser feita quando se tem leis realmente efetivas e que venham a contribuir para uma sociedade mais justa”, disse.
O projeto foi aprovado por unanimidade e o deputado Marroni agradeceu as palavras dos colegas e ressaltou a importância do tema. “É a partir da escola que as futuras gerações são formadas”, afirmou Marroni.
Texto: Maria Lucia Walerko Moreira (MTE 18896)
Compartilhe