Audiência pública apresenta 2ª edição do Observatório da Educação

Audiência pública apresenta 2ª edição do Observatório da Educação
Foto Reprodução TV ALRS

Audiência pública da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, realizada virtualmente na tarde desta sexta-feira (21), apresentou e discutiu o conteúdo do II Observatório da Educação, elaborado pelo colegiado em 2020. A atividade foi solicitada pela deputada Sofia Cavedon (PT), ex-presidente da Comissão (2019/2020) e coordenadora da audiência.

Apresentado no início da audiência pela deputada Sofia Cavedon, o documento, elaborado durante o ano de 2020 pela área técnica da Comissão, atualiza os dados referentes à área educacional em nosso Estado. Conforme a deputada, a iniciativa de coleta e organização de informações surgiu no enfrentamento às questões relacionadas com a qualidade do ensino aplicado no Estado.

Na sua exposição,  a deputada afirmou que a segunda edição do Observatório segue o curso de mais de uma década dos investimentos, meios e resultados da educação estadual e sua relação com as demais redes. Sofia assinalou que nesta edição o debate sobre FUNDEB foi ampliado. “Uma das constatações foi que o RS transfere cada vez mais recursos para os municípios e que diminui o investimento na sua própria rede”.

Conforme Sofia destacou, o RS melhorou seu resultado no ENEM, em relação aos demais estados brasileiros, mas tem perdido ano após ano matrículas no Ensino Médio. “O que nos alerta para o aumento de jovens fora da escola. Hoje, no RS, quase 40% dos jovens de 19 anos não concluíram o ensino médio”, observou.

Outro destaque do Observatório II, segundo a deputada, é a redução nos investimentos em recursos humanos, aumentando gradativamente o número de trabalhadores na educação com contratos temporários.

Edições do Observatório da Educação Pública do RS
Foto Reprodução TV ALRS