Comissão Especial que debaterá a Crise Financeira do Estado escolhe vice-presidente e relator
A Comissão Especial para avaliar a Crise Financeira do Estado e a Reforma Tributária realizou, na manhã desta sexta-feira (14), sua primeira reunião. De forma virtual, parlamentares reuniram-se para deliberar sobre o andamento da comissão e eleição de vice-presidente e relator.
O proponente e presidente da Comissão, deputado Luiz Fernando Mainardi (PT), frisou a importância do tema visando encontrar alternativas que levem ao desenvolvimento econômico do Estado. “Tenho grandes expectativas com o nosso trabalho. Teremos um espaço de debate democrático e estaremos atentos para toda contribuição e, pensando nisso, é que já coloco a intenção de convidarmos todos os ex-governadores do estado para também colaborarem com o nosso trabalho” disse.
O deputado e líder do Governo, Frederido Antunes (PP) destacou a importância dos estudos que serão realizados pela Comissão Especial. “Nos debruçaremos para este debate tão importante, ele é o cerne daquilo que precisamos hoje, que é encontrar soluções para a vida dos gaúchos. Com certeza dedicarei muito trabalho.”
Durante a reunião foram eleitos os vice-presidente e o relator do colegiado, respectivamente os deputados Fábio Ostermann (NOVO) e Elton Weber (PSB).
Na próxima reunião da comissão, que ocorre na sexta-feira (21), será definido o pla-no de trabalho que vai debater, no período de quatro meses, a origem da crise das finanças gaúchas e a reforma tributária. Mainardi adiantou duas sugestões ao colegiado: a de convidar o ex-ministro Luís Carlos Bresser Pereira para uma palestra inaugural a respeito de tributos, justiça social e desenvolvimento; e sua intenção ouvir também os ex-governadores do RS.
Composição da comissão
São membros titulares da comissão os seguintes parlamentares: presidente Luiz Fernando Mainardi (PT), Clair Kuhn (MDB), Pepe Vargas (PT), Frederico Antunes (PP), Dirceu Franciscon (PTB), Mateus Wesp (PSDB), Eduardo Loureiro (PDT), relator Elton Weber (PSB), Vilmar Lourenço (PSL), vice-presidente Fábio Ostermann (NOVO), Pa-parico Bacchi (PL), e a deputada Luciana Genro (PSOL).
Texto: Elis Regina Cartaxo (MTB 18557)